You are here

Trump instiga manifestações contra confinamento

O presidente dos EUA publicou apelos a “libertar” estados governados pelos Democratas. Manifestações tentam mostrar-se como de base mas são organizadas por entidades financiadas por milionários ultra-conservadores.
Manifestação do movimento Reopen Maryland. Foto de JIM LO SCALZO/EPA/LUSA.
Manifestação do movimento Reopen Maryland. Foto de JIM LO SCALZO/EPA/LUSA.

Este sábado, foi dia de manifestação em várias cidades norte-americanas. Apoiantes do presidente saíram às ruas depois de Trump ter colocado no Twitter, na passada sexta-feira, apelos a “libertar” vários estados governados pelos seus rivais democratas, nomeadamente o Michigan, Minnesota e a Virgínia.

Mas não foram apenas os estados governados pela oposição os visados pelas manifestações anti-confinamento. Na capital de New Hampshire, que tem à frente o republicano Chris Sununu, cerca de 400 pessoas manifestaram-se contra o confinamento ordenado até dia quatro. Em Austin, capital do Texas, foram 250 e em Annapolis, capital de Maryland, 200. Outros foram mais expressivos: em Lansing, capital do Michigan, houve três mil manifestantes.

Comuns aos vários locais são os apelos contra a perda de rendimentos e o colapso económico que a direita procura instrumentalizar num país quase sem proteção social. E o ódio a um outro inimigo fabricado nas últimas semanas pela direita: o cientista Anthony Fauci, o perito em saúde pública que corrigiu o presidente dos EUA em várias ocasiões.

Este movimento tem apoios financeiros da direita trumpista. O Michigan Freedom Fund, um dos promotores da manifestação neste estado, recebe dinheiro da família DeVos. Uma das quais faz parte da administração Trump: a secretária de educação Betsy DeVos. Outro dos promotores, a Michigan Conservative Coalition, foi fundada por Matt Maddock, outro responsável republicano. Na Virgínia, a organização coube ao Virginia Citizens Defense League, um grupo pró-uso indiscriminado de armas que faz lóbi doando dinheiro a políticos conservadores.

E a cobertura pelos meios de comunicação social da direita foi amplamente favorável às chamadas “manifestações patrióticas”. Para além disso, Trump também caucionou o movimento dizendo que os manifestantes são “muito responsáveis”. A elas não faltou a direita das teorias da conspiração como o fundador do site InfoWars, Alex Jones, presente no Texas. Alguns destes insistem que o coronavírus é uma tramoia elaborada pelo “Estado profundo”.

Contudo, o movimento permanece relativamente pequeno. O que se pode ver na dimensão das manifestações mas também nos resultados das sondagens. Segundo um inquérito do Pew Research Center, dois terços dos americanos temem que as medidas restritivas sejam levantadas cedo demais. Mesmo os republicanos estão divididos sobre isto, de acordo com esta sondagem, 51% partilham a ideia de que se poderá estar a avançar para um levantamento prematuro de medidas de proteção.

Termos relacionados Internacional
(...)