Trump autoriza militares a abrirem fogo na fronteira com o México

02 de November 2018 - 12:51

O Presidente dos Estados Unidos declarou que os militares devem abrir fogo, se os migrantes lhes atirarem pedras. Três caravanas de migrantes da América Central estão a atravessar o México, em direção à fronteira com os EUA.

PARTILHAR
Donald Trump endurece discurso xenófobo nas vésperas das eleições da próxima terça-feira, 6 de novembro - Foto Shawn Thew/Epa/Lusa
Donald Trump endurece discurso xenófobo nas vésperas das eleições da próxima terça-feira, 6 de novembro - Foto Shawn Thew/Epa/Lusa

“Se alguém atirar pedras - como fizeram no México - [os militares] poderão disparar sobre eles, porque se lhes acertarem com uma pedra na cara…”, afirmou Trump numa conferência de imprensa na Casa Branca.

Donald Trump diz que os militares devem agir como se as pedras fossem “espingardas”.

Desde há várias semanas que três caravanas com milhares de migrantes, de Honduras, Guatemala e Salvador, estão a atravessar o México em direção à fronteira com o objetivo de a atravessarem e entrarem nos Estados Unidos.

Trump anunciou que poderá enviar dez a 15 mil militares para a fronteira com o México, onde já estão 2.100, para parar as caravanas de migrantes. O presidente norte-americano irá também criar mais acampamentos junto à fronteira para deter os migrantes e impedi-los de entrar nos EUA.

O presidente dos EUA ameaça ainda retirar o direito à cidadania a filhos de imigrantes nascidos nos EUA e afirma que basta um simples decreto para apagar um direito constitucional com 150 anos.

Perante as eleições da próxima terça-feira, 6 de novembro, Donald Trump endurece o discurso xenófobo anti-imigrantes.

O presidente dos EUA já anunciou também que no ano fiscal de 2019 reduzirá o número limite de refugiados de 45.000 para 30.000, o número mais baixo desde 1980.