You are here

Trump ataca jornalistas: "Estão entre os mais desonestos seres humanos"

O presidente norte-americano não gostou da cobertura de imprensa à sua tomada de posse e do facto de ter sido mencionado que a mesma teve menos audiência do que a de Obama, o que é confirmado por todos os números e imagens. “Vão pagar caro”, ameaçou.

“Como sabem, tenho uma guerra com os media. Eles estão entre os mais desonestos seres humanos”, afirmou Donald Trump.

“Pareceu-me, honestamente, que tivemos um milhão e meio de pessoas… ou fosse o que fosse, em todo o caminho até ao monumento a Washington. E eu abri, por engano, aquele site que mostrava um espaço vazio. E dizia que tínhamos ali umas 250 mil pessoas, o que não seria mau. Mas era mentira. Tínhamos umas 250 mil pessoas literalmente naquele pequeno círculo à nossa volta. Só ali estavam 250 mil pessoas. O resto da área de 20 quarteirões até ao monumento a Washington estava cheio”, avançou o presidente norte-americano.

“Apanhámo-los. Apanhámo-los em falso e acho que vão pagar, por isso, um preço elevado”, acrescentou Trump, referindo-se aos jornalistas.

Umas horas mais tarde, o porta-voz da Casa Branca convocou, a pedido do presidente, os jornalistas para uma conferência de imprensa, durante a qual criticou a cobertura “desonesta” da tomada de posse de Donald Trump.

"Esta é a maior audiência de sempre a assistir a uma tomada de posse, ponto final!", vincou Sean Spicer.

Não são só as imagens, bastantes esclarecedoras, das duas tomadas de posse que desmentem Donald Trump e a Casa Branca, mas também o número de viagens no metro e a respetiva audiência televisiva.

Sean Spicer utilizou o número de viagens de metro para alegar que a tomada de posse de Trump foi a mais participada, contudo, o próprio Metro de Washington desmentiu as declarações do porta-voz da Casa Branca.

Segundo dados do Metro de Washington, divulgados pelo Washington Post, 570,6 mil pessoas viajaram no metro na sexta-feira desde as 4h até às 24h. Quando Barack Obama tomou posse pela primeira vez, em 2009, foram cerca de o dobro - 1,1 milhões. Já em 2013, aquando da reeleição de Obama, 782 mil pessoas viajaram no metro de Washington no dia da sua tomada de posse.

No que respeita à audiência televisiva, e conforme adianta a Nielsen, 30,6 milhões de pessoas assistiram, através da televisão, à tomada de posse de Donald Trump. Obama contou, em 2009, com 38 milhões de telespectadores.

Os registos, compilados somente desde a primeira tomada de posse de Richard Nixon, revelam que Donald Trump não só ficou aquém da audiência de Obama como da segunda tomada de posse de Nixon, de Ronald Reagan, e de Jimmy Carter.

(...)