You are here

Transportes Públicos: Utentes iniciam campanha contra degradação dos serviços

Subordinada ao lema “20 carruagens paradas, 20 dias de luta”, a Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa inicia segunda-feira uma campanha de protesto contra a degradação dos serviços prestados pelo Metro.
Foto de Paulete Matos

“Todos os dias, os utentes do Metro de Lisboa são confrontados com situações de verdadeiro caos, resultantes de políticas de desinvestimento continuado nas empresas públicas e que levaram à degradação da qualidade do sistema de transportes públicos”, afirma a Comissão, que justifica o nome da campanha de protesto devido ao facto da administração do Metropolitano de Lisboa ter confirmado que 20 carruagens se encontravam paradas devido não só a avarias como também à falta de peças para serem reparadas.

Para a Comissão de Utentes há perturbações constantes nas linhas, atrasos sucessivos que provocam esperas prolongadas, redução de carruagens, diminuição para três carruagens na linha Verde e também os transtornos causados pelas obras na estação do Areeiro que se encontram paradas e na de Arroios que ainda não começaram.

Contra o desinvestimento

“As escadas rolantes e elevadores sempre avariados que impedem os utentes com mobilidade reduzida ou condicionada de aceder a este serviço de transporte, a falta de trabalhadores e a sobrelotação” são também problemas referidos pelos representantes da Comissão que lamentam ainda de acordo com a agência Lusa que “a administração do Metro de Lisboa continue a não dar resposta e a adiar a resolução dos vários problemas que prejudicam milhares de pessoas que vivem, trabalham ou visitam a cidade de Lisboa”.

“Problemas não faltam e são os utentes que mais sofrem as consequências destas políticas de desinvestimento, vendo diariamente a sua vida condicionada e limitada”, sublinham os representantes dos utentes.

Esta campanha tem início às 16.30 h na estação de Arroios, onde haverá contacto com os passageiros, e no dias seguintes será feita nas estações do Campo Grande, Marquês de Pombal, Areeiro e Alameda.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)