You are here

Transportes gratuitos em Lisboa: Bloco não desiste de ampliar a medida

Câmara aprovou gratuitidade para jovens até 18 anos, estudantes universitários e maiores de 65 anos. Bloco propôs incluir estudantes deslocados, pessoas com deficiência e em situação de desemprego, mas a direita votou contra e a abstenção do PS e do PCP permitiu que a medida fosse chumbada.

A vereadora bloquista na Câmara Municipal de Lisboa, Beatriz Gomes Dias, insistiu que o partido não desiste da gratuitidade dos transportes públicos para todas as pessoas que vivem em Lisboa, depois das suas propostas de alargamento da medida terem sido chumbadas pela direita com a abstenção do PS e do PCP.

Em comunicado, a concelhia lisboeta do Bloco realçou que “na apresentação da candidatura do Bloco de Esquerda à CML, Beatriz Gomes Dias foi a primeira candidata a defender transportes públicos gratuitos em Lisboa”. Então, “muitas pessoas disseram que era impossível, mas um ano depois começa esse caminho: jovens até aos 18 anos, estudantes universitários e pessoas com mais de 65 anos vão deixar de pagar o passe navegante na capital”. Considera-se esta “uma medida essencial para defender o clima e aumentar o rendimento das famílias”.

A estrutura local do partido diz não compreender que Carlos Moedas “tenha votado contra a gratuitidade para pessoas desempregadas e com deficiência, indo contra o seu próprio programa” e que “o Partido Socialista não tenha apoiado na CML a gratuitidade para estes públicos, apesar de ter aprovado uma recomendação igual do Bloco na AML há duas semanas”.

A proposta do Bloco alargava a gratuitidade a estudantes que não têm residência fiscal em Lisboa e que nela estudam. Catarina Martins comentou esta exclusão, considerando-a “inaceitável” e “um erro de Moedas e do PSD/CDS” “nas também do PS, cuja abstenção permitiu à direita chumbar a proposta”. Mas a coordenadora bloquista destacou também que “começou hoje o caminho para a gratuitidade dos transportes” depois de “meses de insistência – para grande irritação do Presidente da Câmara – que provam a importância de uma oposição que não desiste do seu mandato”.

 

Termos relacionados Política
(...)