Trabalhadores das pedreiras de Penafiel criam associação

14 de February 2019 - 17:50

Os autores da petição que levou ao reconhecimento do desgaste rápido da profissão resolveram criar a Associação Profissional dos Trabalhadores das Pedreiras.

PARTILHAR
Foto de Paulete Matos.

Segundo o jornal regional “Verdadeiro Olhar”, a nova associação será formalizada na próxima semana e surge da iniciativa dos trabalhadores das pedreiras de Penafiel que entregaram uma petição ao parlamento pelo reconhecimento do desgaste rápido da sua profissão. A petição desencadeou o processo legislativo que levou, por iniciativa do Bloco de Esquerda, à equiparação do regime de reformas antecipadas aos dos trabalhadores das minas, incluída no Orçamento do Estado para este ano.

Para Manuel Teixeira, que irá presidir à associação, o objetivo é “apoiar, promover e defender os interesses, necessidades e direitos dos trabalhadores das pedreiras, bem como sensibilizar, junto das entidades competentes e da sociedade em geral para o impacto na qualidade de vida dos problemas de saúde significativos com que muitos dos trabalhadores se deparam, as suas dificuldades nas actividades do dia-a-dia, a nível pessoal, profissional, social, económico e familiar”.

“Há coisas que ainda não estão bem resolvidas. Foi aprovado o acesso à reforma antecipada, mas ainda há o factor de sustentabilidade” que penaliza estes trabalhadores, afirmou Manuel Teixeira ao “Verdadeiro Olhar”. Para além disso, a falta de resposta atempada aos problemas de saúde associados a esta profissão será outra das preocupações da nova associação.

“Quando metemos papéis para pedir apoios por incapacidades causadas por problemas nos pulmões ou audição esperamos dois e três anos. Alguns quando chega a resposta já faleceram”, lamenta Manuel Teixeira, que padece também ele de silicose, problemas de audição e de coluna. “Neste trabalho não deve haver ninguém que não tenha uma doença associada”, conclui.