You are here

Trabalhadores das OGMA em greve por aumentos salariais

Trabalhadores das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico denunciaram ambiente de “discriminação e repressão” na empresa que, em 2015, somou lucros de 11,6 milhões. Pedro Filipe Soares diz ser inaceitável que empresas lucrativas não aumentem salários. Artigo de João Fernandes.

Os trabalhadores das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), saíram à rua, nesta tarde de 13 de Abril de 2016, em protesto contra a política salarial da empresa. Através das ruas de Alverca, os trabalhadores fizeram saber à população os vários problemas laborais que marcam o dia-a-dia destes operários.

As OGMA têm apresentado, ao longo dos últimos anos, resultados positivos consistentes. Esses resultados não seriam possíveis sem trabalhadores dedicados ao sucesso da empresa, competentes nas suas áreas profissionais e qualificados para o trabalho que exercem. Contudo, os lucros das OGMA não têm beneficiado os trabalhadores desta empresa, que há quatro anos têm o seu salário congelado, sendo-lhes negada a devida actualização salarial. Isto significa que, a cada ano, os trabalhadores das OGMA veem diminuir o seu poder aquisitivo, apesar de o seu bom trabalho estar a contribuir para um aumento dos lucros da empresa onde laboram.

Desde a privatização das OGMA, a sua orientação para a geração de lucro tem deixado de fora os trabalhadores, que contribuem para os resultados positivos da empresa sem que os seus salários sejam aumentados. Esta situação é inaceitável. É inaceitável que uma empresa que tem lucros não aumente os salários aos seus trabalhadores e, para mais, esteja a aumentar a contratação temporária e outras situações de trabalho precário. É inaceitável que, apesar dos lucros da empresa, os seus trabalhadores não sejam recompensados com a actualização salarial a que têm direito.

Mas a não actualização dos salários não é a única situação que justifica o protesto destes trabalhadores: eles pretendem também denunciar situações de discriminação e de repressão que ocorrem no dia-a-dia de quem trabalha nas OGMA e insurgir-se contra as alterações aos horários de trabalho, contra dificuldades ao gozo de dias de férias e contra a imposição do "Banco de horas".

Estas são situações que tornam justa a luta destes trabalhadores e a que todos devemos responder com solidariedade e apoio, pois esta é uma causa que importa não apenas a quem trabalha nas OGMA: sendo este o maior empregador do concelho de Vila Franca de Xira, o aumento do rendimento disponível por parte dos trabalhadores das OGMA seria benéfico para toda a área envolvente à empresa, alimentando o crescimento da economia local.

Notamos com agrado as palavras e gestos de incentivo por parte da população de Alverca que, assistindo à marcha dos trabalhadores das OGMA, não foram indiferentes à coragem de quem, apesar dos riscos para a sua situação laboral, não desistiu de dar a cara e sair às ruas. A população reconhece que as condições laborais nas OGMA são problemáticas e que isso constitui um problema de toda a cidade.

O Bloco de Esquerda não podia faltar a esta luta e quis manifestar o seu apoio à causa justa destes trabalhadores. Acompanhámos a marcha pelas ruas de Alverca, aplaudimos as palavras de força de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, e o deputado bloquista Pedro Filipe Soares, no final da concentração, falou aos trabalhadores das OGMA para lhes dizer que é justa a sua reivindicação por um salário justo, assim como é inaceitável que empresas lucrativas não façam chegar os benefícios desse lucro aos seus trabalhadores, insistindo em políticas salariais que abusam de salários baixos e, cada vez mais, da precariedade.

Este foi um dia importante para a cidade de Alverca e para os trabalhadores das OGMA que, unidos, fizeram muita gente ouvir a sua voz de protesto. As OGMA encontram-se intimamente ligadas à identidade da freguesia de Alverca, e é por isso que, se algo vai mal nessa grande empresa onde trabalham e já trabalharam tantos alverquenses, e se esses trabalhadores não trabalham nas condições que lhes são devidas, o problema não nos deixa indiferentes: um problema nas OGMA é um problema para a cidade de Alverca, e uma injustiça cometida aos trabalhadores das OGMA é uma injustiça contra a qual todos nós devemos protestar. Pelos nossos colegas, pelos nossos amigos, pelos nossos familiares ou, simplesmente, pelo lugar onde vivemos. Para que se respire mais justiça na nossa sociedade.


Artigo de João Fernandes originalmente publicado no site do Bloco de Esquerda do concelho de Vila Franca de Xira.

Termos relacionados Sociedade
(...)