You are here

Trabalhadores da STCP querem garantia que autarquias não cedem a privados

A CT da STCP declara que caso a gestão da empresa passe para seis autarquias da área metropolitana do Porto é preciso garantir que "municípios não vão ceder aos interesses” dos operadores rodoviários locais.
Foto de Diogo Martins/flickr

"Defendemos que a empresa deveria ficar na espera pública, na alçada do Estado. No entanto, se for entendimento do Governo a intermunicipalização, queremos ser ouvidos no processo (…). A principal preocupação é saber se os municípios não vão ceder aos interesses dos operadores locais, pondo em risco os postos de trabalho na STCP [Sociedade de Transportes Coletivos do Porto]", disse à agência Lusa Pedro Silva da CT da STCP, nesta terça-feira.

Nesta segunda-feira, foi anulada a concessão da STCP a privados (ler notícia no esquerda.net). A CT ficou satisfeita com a decisão, mas quer ser ouvida sobre a solução futura. "Andámos três anos a lutar e a denunciar as irregularidades em todo o processo. Agora, esperamos que, terminado este processo, não seja encadeado outro sem que sejamos ouvidos, numa solução que seja a melhor para os trabalhadores e para os utentes da área metropolitana", sublinha Pedro Silva.

O ministério do Ambiente anunciou que a gestão da (STCP) "será discutida com as autarquias" onde a rede opera e o responsável pelo setor da mobilidade da área metropolitana, Marco Martins, disse que os autarcas do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Valongo, Maia e Gondomar vão reunir na segunda-feira com a tutela para "discutir uma solução que vá de encontro a todos".

"Foi-nos garantido pelo secretário de Estado Adjunto que fosse qual fosse o modelo de gestão que o Governo fizesse, as organizações dos trabalhadores seriam ouvidas para analisar qual seria o modelo e o que se pretende. Estaremos prontos para analisar e vermos a melhor solução, fazendo parte da solução", disse Pedro Silva da CT à Lusa.

O membro da CT refere que os trabalhadores da rodoviária pública do Porto querem saber como será feito o processo, qual a rede, como será garantido o serviço público, os postos e as condições de trabalho.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)