You are here
Trabalhadores da RTVE denunciam manipulação na estação de televisão

Um grupo de mulheres trabalhadoras da RTVE, as Mujeres RTVE, e várias associações têm vindo a usar as redes sociais para lutar contra aquilo que afirmam ser censura na televisão pública do Estado espanhol.
Embora estas acusações não constituam novidade, uma vez que não é a primeira vez que são tornadas públicas, a reivindicação da liberdade de expressão e liberdade de imprensa tem aumentado deste a organização do referendo sobre a independência da Catalunha, a 1 de outubro de 2017. Nessa data, surgiram críticas e acusações sobre um possível uso da estação pública de televisão para propagar interesses governamentais. O movimento de denuncia ganhou também fôlego após a recusa do governo de Rajoy em renovar a liderança da estação pública.
Entre as denúncias feitas no âmbito da campanha #AsiSeManipula, encontram-se notícias sobre corrupção dentro do Partido Popular com duração de apenas 20 segundos e que contrastam com o grande destaque dado a casos semelhantes observados noutros partidos políticos, bem como a omissão de imagens negativas e o recurso a eufemismo para noticiar situações políticas que não favorecem o PP.
¿Qué pasa cuando una persona se levanta por la mañana y grita BASTA? Que todo es posible
Bravo por la lucha de @MujeresRtve#ViernesNegroRTVE#AsíSeManipula #sosRTVE pic.twitter.com/ORAfWKUrY0
— Josemi = (@petisojomi) 4 de maio de 2018
Em declarações à comunicação social, Alejandra Martínez, membro da estação pública de rádio RNE, afirmou que “aquilo que estamos a revelar não é mais que aquilo que vem sendo denunciado nos últimos anos”.
Numa mensagem de apelo à participação na campanha, a associação Mujeres RTVE declarou: “Se o viram, se notaram a ausência de imparcialidade ou a omissão de uma notícia importante, se têm conhecimento da manipulação através dos media, convidamos-vos (…) a participar e a revelar exemplos de censura através das redes sociais, utilizando o hashtag #AsiSeManipula”.
Apesar de se ter tornado viral no Estado espanhol, a Mujeres RTVE e outras associações continuam a aguardar uma reação do governo às denuncias de manipulação na estação de televisão. A 16 de maio, representantes dos trabalhadores da RTVE estarão no Parlamento Europeu para expôr os 500 casos mais flagrantes de manipulação ocorridos nos últimos anos, recorrendo a vídeos de peças apresentadas nos telejornais da estação de televisão.
Add new comment