You are here

Trabalhadores da Petrogal concentram-se em Lisboa

A luta pela defesa do Acordo de Empresa e contra a limitação do direito à greve trouxe a Lisboa os trabalhadores da Petrogal de várias refinarias do país. O deputado José Soeiro levou a solidariedade do Bloco à “justa luta” destes trabalhadores.
Jose Soeiro e Isabel Pires junto dos trabalhadores da Petrogal em frente ao parlamento.

A manifestação dos trabalhadores da Petrogal dirigiu-se para a Assembleia da República com palavras de ordem a acusar a administração de Américo Amorim por “ganhar milhões a tirar aos trabalhadores”. Em causa está a retirada de direitos aos trabalhadores da empresa, num momento em que esta viu duplicar os seus lucros.

Em frente à Assembleia da República, o deputado bloquista José Soeiro levou a solidariedade do Bloco com a luta dos trabalhadores da Petrogal. “A empresa tem 600 milhões de euros de lucros, duplicou o lucro em relação ao ano passado. Ao mesmo tempo está a retirar direitos aos trabalhadores e a coagi-los a assinar um contrato que lhes é prejudicial. E isto passa-se num momento em que devíamos estar sintonizados com o ciclo de recuperação de rendimentos que existe no país. A causa é justa e estamos solidários com esta luta”, declarou Soeiro aos jornalistas, acompanhado pela deputada bloquista Isabel Pires.

“É preciso defender a contratação coletiva, mas também o direito à greve. Discordamos do despacho do governo sobre serviços mínimos, que reproduz a lógica do passado de limitar o direito à greve destes trabalhadores. Eles têm de ver garantido o direito à greve para que ela possa dar resultados positivos na recuperação de direitos e salários”, concluiu Soeiro, referindo-se ao despacho que acabou por inviabilizar a paralisação prevista no final do ano passado e se repetiu nas greves agendadas para o início do ano.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)