Trabalhadores da Navigator alcançam redução do tempo de trabalho semanal

No acordo assinado entre os sindicatos e a Navigator, os trabalhadores conseguem também aumentos salariais, de subsídios e a consideração de trabalho noturno no período entre as 20h e as 7h. O horário de trabalho semanal passa para 38h em 2020.
Para os trabalhadores da Navigator, o horário de trabalho semanal é reduzido para as 38h em 2020

Segundo a Fiequimetal (federação intersindical das indústrias metalúrgicas, químicas, eléctricas, farmacêutica, celulose, papel, gráfica, imprensa, energia e minas – CGTP-IN), as negociações entre os sindicatos e a Navigator foram concluídas e o acordo aprovado pelos trabalhadores nas fábricas de Setúbal e Cacia.

A federação sindical e os sindicatos SITE C-N e SITE Sul destacam a atualização de salários em 2% (1,5% para quadros) e a atualização dos subsídios:

• de alimentação - 2,6%, passando, por cada dia de trabalho prestado, para o valor numerário de 7,85euros;
  • de infantário – em 5,58%, passando para o valor numerário de 70 euros mensais;
  • especial a deficientes - 5,26%, passando para 100 euros mensais.

Os trabalhadores conseguiram também a redução do horário semanal de trabalho de 39h por semana em 2019 para 38h a partir de 1 de janeiro de 2020. Além disso, o trabalho noturno passa a ser considerado a partir das 20h de um dia até às 7h do dia seguinte, quando, desde 2012, só era considerado depois das 22h, e os trabalhadores de turnos passam a ter mais um dia de folga, quando trabalhem 25 anos em regime de laboração contínua, e dois dias com 30 anos de turnos.

Com este acordo os trabalhadores da Navigator acordaram ainda melhorias em outras matérias sociais não incluídas no acordo de empresa, nomeadamente:

• atualização do subsídio para livros, entre 2,3% e 3,2%, dependendo do grau de ensino;
  • atualização das Bolsas de Estudo em 6,38%, passando para 500 euros.

Em comunicado, as organizações sindicais realçam que “Mais e melhores resultados são possíveis, com mais participação dos trabalhadores nos plenários, mais unidade em torno de objectivos comuns e mais sindicalização”.

Termos relacionados Sociedade