Trabalhadores da Lusa surpreendidos com corte do subsídio de transporte

24 de April 2019 - 12:00

A Comissão de Trabalhadores da Lusa diz que a decisão da administração da agência de notícias é uma “retaliação” face às sua exigências para que seja cumprido o Acordo de Empresa.

PARTILHAR
Redação da Lusa.
Redação da Lusa. Foto retirada de lusa.pt

A administração da Agência Lusa decidiu cortar o subsídio de transporte, “sem esclarecimentos e sem aviso prévio” às organizações representativas dos trabalhadores. A decisão só foi comunicada após ser consumada, acusa a CT, acrescentando que “tal corte tinha sido referido apenas como hipotética contrapartida perante exigências dos trabalhadores face ao incumprimento do Acordo de Empresa no que toca à avaliação de desempenho”.

“A CT sente esta decisão como uma retaliação face às exigências que os trabalhadores têm manifestado, até porque a legalidade não justifica este corte”, refere o comunicado da Comissão de Trabalhadores da Lusa, acrescentando que “existe verba orçamentada em 2019 para manter o valor do subsídio de transporte”.

“Uma administração não é coerente quando aumenta o subsídio de alimentação, referindo que com isso quer beneficiar os trabalhadores que sofreram pesados cortes, e um ano depois, sem qualquer aviso, corta o subsídio de transporte, provocando uma redução de 30 euros no salário dos trabalhadores”, refere o comunicado da CT, que diz esperar que a decisão venha a ser revertida.