You are here

Trabalhadores da limpeza dos comboios da CP param até receberem salários

A limpeza dos comboios da CP está concessionada à empresa Ambiente & Jardim II. Os trabalhadores fizeram piquete em Santa Apolónia e o deputado Jorge Costa esteve presente em solidariedade com a sua luta.
Trabalhadores da limpeza dos comboios da CP param até receberem salários. Fotografia: Wiki Commons

A empresa Ambiente & Jardim II, com sede em Sacavém, é concessionária de diversos contratos de limpeza, em múltiplas instituições tais como a CP, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ou a Infraestruturas de Portugal. Há vários anos que os trabalhadores contestam as práticas desta empresa, que já mudou de nome algumas vezes e que frequentemente não entrega os descontos dos trabalhadores à Segurança Social ou não paga os salários a tempo.

Desta feita, são os trabalhadores que asseguram a limpeza dos comboios da CP que estão sem receber o salário de maio. As tentativas de contactar com a empresa esbarram no silêncio, motivo pelo qual decidiram fazer uma paralisação até que os salários sejam pagos. Consequentemente, os trabalhadores estiveram esta terça-feira reunidos em piquete em diversos pontos do país. Em Lisboa, a concentração foi na Estação de Santa Apolónia, onde o deputado Jorge Costa esteve presente, em solidariedade com a luta dos trabalhadores. 

 

Jorge Costa sublinhou a responsabilidade do Governo, que deve exigir à empresa concessionária o cumprimento das suas obrigações perante os trabalhadores, tendo anunciado que o Bloco irá questionar o Ministério das Infraestruturas e da Habitação e o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social sobre esta matéria, segundo noticiado no site despedimentos.pt. 

Os trabalhadores da Ambiente e Jardim II voltarão a juntar-se amanhã. O Bloco de Esquerda já anunciou a sua presença junto dos trabalhadores nas estações de Santa Apolónia, às 10 horas, com o deputado José Soeiro, e de Campanhã, às 10h30, com Sérgio Aires, candidato à Câmara Municipal do Porto.

Termos relacionados Sociedade
(...)