You are here

Terra perdeu 28 biliões de toneladas de gelo em 30 anos

Os cientistas não têm dúvidas que a quantidade tão “impressionante” de degelo é causada pelo aquecimento global. Derretimento de glaciares e mantos de gelo contribui também para o aumento da temperatura do planeta e água derretida afeta negativamente o ecossistema à sua volta.
Terra perdeu 28 biliões de toneladas de gelo em 30 anos
Fotografia de Pedro Paulo Cunha/Flickr.

Desde o ano de 1994 que o planeta perdeu um total de 28 biliões de toneladas de gelo. A conclusão é de um grupo de cientistas do Reino Unido que analisaram dados recolhidos via satélite dos pólos da Terra, montanhas e glaciares para medir a quantidade de gelo perdida devido ao aquecimento global. 

Segundo os cientistas citados pelo jornal Guardian, o nível de degelo é “impressionante”, alertando que, de acordo com a sua análise, a subida do nível do mar, causada pelo degelo de glaciares e mantos de gelo, poderá chegar a um metro até ao final do século. 

“Para pôr em contexto, cada centímetro de aumento do nível do mar significa que cerca de um milhão de pessoas serão deslocadas das suas terras natais”, disse o professor Andy Shepherd, diretor do Centro de Observação Polar e Modelagem da Universidade de Leeds.

Mas a subida do nível do mar não é a única consequência preocupante de um degelo intenso. Segundo os cientistas, um degelo nestas quantidades também reduz a capacidade de o planeta refletir a radiação solar para o espaço. Num efeito de bola de neve, com o desaparecimento do gelo branco há uma maior exposição do mar e solo escuros que se encontram por baixo deste. Por sua vez, essa maior exposição significa que há uma maior absorção do calor, aumentando a temperatura do planeta.  

Além disto, o derretimento dos glaciares e mantos de gelo se traduz-se em imensa água doce que está a ter um impacto negativo na saúde biológica das águas do Ártico e da Antártica. E a perda de glaciares nas cadeias de montanhas ameaça eliminar as fontes de água doce das quais as comunidades locais dependem.

O nível de degelo descoberto por esta equipa de cientistas das universidades de Leeds, Edimburgo e University College  de Londres, vai ao encontro das piores previsões do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC, na sigla original). 

Para os cientistas não existem dúvidas de que isto se deve ao aquecimento global.

“Em média, a temperatura da superfície planetária aumentou 0,85C desde 1880, e esse sinal foi amplificado nas regiões polares”, afirmam. Em consequência, as temperaturas do mar e da atmosfera aumentaram e o golpe duplo resultante desencadeou as perdas catastróficas de gelo descobertas pelo grupo de cientistas.

Termos relacionados Ambiente
(...)