You are here

Terça-feira de Carnaval com tolerância de ponto em todo o país

Os trabalhadores que exercem funções públicas terão tolerância de ponto no próximo dia 28 de fevereiro, segundo um despacho do governo. Governo PSD/CDS tinha abolido prática para agradar à troika.
Governo liderado por Passos Coelho e Paulo Portas aboliu tolerância de ponto do Carnaval para agradar à troika.

O Governo decidiu dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, no dia 28 de fevereiro, aos trabalhadores que exercem funções públicas, refere um despacho assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, citado pela agência Lusa.

Segundo o despacho, o Governo justifica que "embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios", existe em Portugal "uma tradição consolidada de organização de festas neste período".

Desta forma, prossegue o Governo, é concedida "tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 28 de fevereiro de 2017".

O despacho assinado pelo primeiro-ministro na sexta-feira de fevereiro, excetua da tolerância "os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período".

Os trabalhadores da administração pública regional dos Açores também vão ter tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval assim como os funcionários da administração pública regional da Madeira. No caso da Madeira, a tolerância estende-se à manhã de quarta-feira.

O anterior Governo do PSD/CDS-PP não dava tolerância de ponto no Carnaval, justificando a decisão com a aplicação do programa da troika. Apesar disso, muitos municípios desobedeciam e optavam eles próprios por conceder tolerância de ponto.

Termos relacionados Sociedade
(...)