You are here

Teixeira Lopes desafia Manuel Pizarro a clarificar futuro com Rui Moreira

Na entrega das listas do Bloco, o cabeça de lista à Câmara do Porto, João Teixeira Lopes, afirmou que os bloquistas não se coligam “ com a direita monárquica, ou com o CDS” e pediu a “clarificação” do PS.
 "Temos gente dos mais variados ativismos”, referiu Teixeira Lopes na entrega das listas do Bloco aos órgãos autárquicos do Porto. Foto Facebook Bloco de Esquerda Porto.
"Temos gente dos mais variados ativismos”, referiu Teixeira Lopes na entrega das listas do Bloco aos órgãos autárquicos do Porto. Foto Facebook Bloco de Esquerda Porto.

Em declarações à agência Lusa, Teixeira Lopes desafiou o candidato do PS, Manuel Pizarro, a clarificar a posição sobre se vai coligar-se a Rui Moreira após as eleições, ou não.

“Eu gostava também de saber qual é a posição do doutor Manuel Pizarro, porque ele nunca disse com clareza o que eu estou a dizer, que não se coligará com Rui Moreira”, afirmou Teixeira Lopes.

O sociólogo prosseguiu fazendo uma análise da indefinição da candidatura do PS às eleições do dia 1 de outubro deste ano: “Sabemos que o doutor Manuel Pizarro saiu da coligação com Rui Moreira por uma questão de lugares, porque queria ser número dois e Rui Moreira queria remetê-lo para número três. Não há aqui, infelizmente, nenhuma ideia para a cidade, foi uma questão muito rasteira, muito politiqueira de lugares. Gostava de ouvir o doutor Manuel Pizarro a esse respeito”.

Chegou a haver um acordo pós-eleitoral entre o candidato independente Rui Moreira e os socialistas, que acabou por cair em maio deste ano. O PS, que até então apoiava a recandidatura de Rui Moreira, decidiu apresentar como candidato próprio às autárquicas de outubro Manuel Pizarro, ainda durante o mandato de vereador da Habitação do executivo municipal portuense.

As listas da candidatura do Bloco de Esquerda no Porto, sob o lema “Porto: agora as pessoas”, que contam com mais de 250 candidatos e candidatas a 7 freguesias da cidade, Assembleia Municipal  e Câmara Municipal do Porto, foram entregues, nesta quinta-feira, no Palácio da Justiça.  

Objectivo: "eleger um vereador"

O Bloco de Esquerda luta por eleger um vereador para a Câmara do Porto. “Nós não elegemos nunca um vereador e estamos convencidos que vamos eleger um vereador nestas eleições”, afirmou Teixeira Lopes, considerando que a presença do Bloco na Câmara vai trazer uma “governação diferente na cidade do Porto”.

As listas da candidatura contam com 60% de mulheres candidatas e 30% de independentes. “Para a Câmara Municipal temos dois terços de mulheres, temos também um grande peso de independentes, tanto para a câmara, como para a Assembleia Municipal e, além do mais, temos gente dos mais variados ativismos”, referiu Teixeira Lopes. 

Acrescentou ainda que as listas são compostas por pessoas que “votaram contra a troika, que têm também feito o combate contra a precariedade e que, na cidade, têm-se distinguido pela luta ao direito à habitação".

João Semedo, candidato à Assembleia Municipal e Alexandra Oliveira, mandatária da candidatura, estiveram presentes na entrega das listas em tribunal.

Termos relacionados Política
(...)