You are here

Técnicos de emergência pré-hospitalar convocam greve parcial

Paralisação realiza-se a 16 de julho entre as 12h00 e as 14h00, com uma concentração à porta do INEM, no Porto. Trabalhadores lutam pela revisão da carreira, a publicação do Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho.
Técnicos de emergência hospitalar em greve parcial no dia 16 de julho. Fotografia: INEM

“Apesar da boa vontade do secretário de Estado da Saúde, os compromissos assumidos não se concretizaram” afirmou ao esquerda.net Rui Lázaro, do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH). Consequentemente, a estrutura sindical decidiu enveredar por uma “postura reivindicativa crescente” devido à “ausência de respostas”.

Assim, o STEPH apresentou um pré-aviso de greve para dia 16 de julho, entre as 12h00 e as 14h00, período durante o qual irá decorrer uma concentração em frente às instalações do INEM, no Porto.  Este protesto conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte.  

As principais reivindicações remetem para a revisão da carreira especial de técnico de emergência médica pré-hospitalar, a melhoria do equipamento das ambulâncias, a formação dos técnicos de emergência médica que está por realizar e a publicação do acordo coletivo de carreira especial.

Recorde-se que no dia 27 de abril os Técnicos de Emergência Hospitalar se manifestaram em Lisboa, num protesto que culminou à porta do Ministério da Saúde, onde foi entregue um caderno reivindicativo. A ausência de respostas levou o STEPH a convocar uma greve de zelo ao trabalho administrativo, que se iniciou no dia 28 de junho. 

No dia 30 de junho o STEPH foi ouvido em audição na Comissão de Saúde, na Assembleia das República, na sequência de uma solicitação do Bloco de Esquerda

AttachmentSize
PDF icon steph.pdf201.72 KB
Termos relacionados Sociedade
(...)