You are here

Suspenso o pagamento das rendas de bairros sociais de Gondomar

Devido à pandemia do Covid-19, a Câmara Municipal de Gondomar suspendeu por três meses o pagamento das rendas de habitações sociais. Será também implementado um serviço para atendimento de pessoas com suspeitas de infeção pelo novo coronavirus.
Esta medida deverá afetar cerca de 3 450 famílias.
Esta medida deverá afetar cerca de 3 450 famílias. Foto de Câmara Municipal de Gondomar.

Para dar resposta à pandemia do Covid-19, a Câmara Municipal de Gondomar reuniu um conjunto de medidas para prestar apoio às famílias com menor poder económico no município.

A principal medida é a suspensão do pagamento das rendas dos bairros sociais por três meses. A medida irá afetar cerca de 3 450 famílias no terceiro maior concelho da área metropolitana do Porto.    

Além disso, haverá um reforço do Programa +Alimentação, responsável pela distribuição de vales de aquisição de bens alimentares, no valor de 15 mil euros por mês. Também o Programa +Habitação, que presta apoio no pagamento da renda particular de 590 agregados familiares de Gondomar, verá as suas verbas duplicadas. 

O jornal Público faz saber que será igualmente aberto um serviço destinado exclusivamente a pessoas com suspeitas de infeção pelo novo coronavirus. O serviço terá lugar no Centro de Saúde Gondomar/S. Cosme, situado no lugar dos Sete Caminhos e, a partir de segunda-feira, deverá estar disponível para atender pessoas com sintomas respiratórios ou que apresentem um quadro febril.

O município está a contactar telefonicamente as pessoas que constam na sua base de dados de cidadãos idosos com o objetivo de fazer um levantamento de todos os agregados familiares do concelho que tenham uma pessoa ou que sendo um casal não tenham retaguarda familiar.

“Estamos a contactar as pessoas uma a uma para perceber qual é a realidade, o suporte e a logística e, complementarmente, estamos a juntar as bases de dados das juntas de freguesia, das instituições particulares de solidariedade social e das forças de segurança (PSP e GNR) e a ideia é conseguirmos mapear todas as pessoas que não têm suporte para depois na altura em que a pandemia entrar em período de maior crise podermos fazer o ponto da situação e apoiá-los em termos de medicação e de alimentos”, explicou ao Público Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

Entre as medidas consta igualmente a distribuição centralizada de material de proteção (máscaras, luvas e batas) a IPSS, bombeiros e forças de segurança.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)