You are here

STOP Precariedade, STOP Pobreza: Contra-cimeira começou esta quinta-feira

A contra-cimeira europeia começou este 6 de maio no Porto, no mesmo dia do início da cimeira da União Europeia. Às 18h30 há cinema no Passos Manuel: o filme "A Lei do Mercado", de Stéphane Brizé é apresentado por Bruno Maia.
Contra-cimeira
Contra-cimeira

Em entrevista ao “Jornal de Notícias”, o candidato do Bloco de Esquerda a presidente da Câmara do Porto, Sérgio Aires, afirmou que a declaração final da Cimeira Social da União Europeia (UE), “é um pilar de papel”.

Sérgio Aires explicou então que "esta contra-cimeira tem a intenção de demonstrar a nossa insatisfação com aquilo que se prevê que sejam os resultados da Cimeira Social do Porto. Nomeadamente, no avanço dos direitos sociais”.

Esta contra-cimeira "da resistência, do inconformismo e da solidariedade", vai decorrer nos dias 6 e 7 de maio, na cidade do Porto, juntando dirigentes políticos e sindicais, ativistas sociais e cidadãos e cidadãs empenhados no combate às desigualdades. Em debate estarão os caminhos alternativos capazes de garantir proteção social para todos sem exceção, trabalho com direitos, investimento em políticas públicas de saúde, habitação e cuidados, e uma saída para a crise que opere uma transição social, climática e feminista na Europa.

Programa:

6 de maio

16h00 - 18h30:

Roteiro: o lado B do Porto cosmopolita: uma história continuada de gentrificação e pobreza no Centro Histórico do Porto. Visita guiada por Sérgio Aires, Mário Moutinho, Renato Soeiro e Rosa Teixeira. (Inscrição prévia, até 30 pessoas)

18h30: Sessão Cinema Passos Manuel, "A lei do mercado", de Stéphane Brizé (87 min), com apresentação de Bruno Maia.

22h30: Praça da Batalha: contacto com pessoas em situação de sem-abrigo

Com a presença de Sérgio Aires, Susana Constante Pereira e Teresa Bispo.

 

7 de maio

10h Abertura

Luís Fazenda (dirigente nacional do Bloco de Esquerda), Fabíola Neto Cardoso (deputada do Bloco de Esquerda), Heinz Bierbaum (Presidente do European Left) e Manon Aubry (co-Presidente do The Left)*

10h45- 12h30 Transição digital, trabalho em plataformas e combate à precariedade

Moderador: José Soeiro Mini-documentário: “Estafados: histórias da precariedade normalizada” (6 minutos)

Leïla Chaibi - La France insoumise (França), Felipe Corredor Alvarez e Nuria Soto (Plataforma Riders X Derechos BCN – IAC), Maria Da Paz Lima (investigadora na área do trabalho/ correspondente Eurofund)* e Paulo Alexandre Pereira Santos (dirigente STRUP /TVDE)

14h00-16h00 Justiça económica, pleno emprego e trabalho com direitos

Moderadora: Conceição Sereno,

Rafa Mayoral (Deputado e porta-voz do Podemos, Secretário de Sociedade Civil e Movimiento Popular)*, José Gusmão (Eurodeputado do Bloco de Esquerda), Carvalho da Silva (Sociólogo, coordenador Colabor), Nelson Silva (CT RTP e Conselho Nacional da CGTP IN) e Ana Miranda (Porta-voz europeia do BNG - Bloque Nacionalista Galego)

16h30 – 18h30 Lutas pela Igualdade, Proteção social e Erradicação da Pobreza

Moderador: Sérgio Aires

Jordi Estivill (Membro da Rede de Economia Solidária da Catalunha), Graciela Malgesini (Presidente do Grupo de Trabalho Político da EAPN - European Anti Poverty Network)*, José Manuel Boavida (Presidente da APDP Assoc Protetora Dos Diabéticos De Portugal), Teresa Bispo (coordenadora do NPISA Lisboa) e Liliana Rodrigues (Investigadora da FPCEUP)

21h Comício Stop Precariedade, Stop Pobreza

José Soeiro (Deputado do Bloco de Esquerda), Heinz Bierbaum - European Left (Presidente Partido da Esquerda Europeia), Catarina Martins (Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda) e Sérgio Aires (Candidato à Câmara Municipal do Porto)

* Orador/a com participação virtual.

8 de maio

15h manifestação da CGTP - (Praça do Marquês)

Termos relacionados Política
(...)