STCP: Trabalhadores indignados com novo congelamento salarial

A Comissão de Trabalhadores da STCP quer ver alterada a proposta de Orçamento do Estado que não atualiza os vencimentos congelados desde 2010.
Autocarro STCP
Foto 7beachbum/Flickr

“Os trabalhadores da STCP estão a ser severamente penalizados desde o ano de 2010, onde além dos congelamentos já conhecidos, no ano de 2012 viram-se privados do subsídio de férias e de Natal, como também a sucessiva desvalorização dos seus salários desde 2009 até à presente data, pelo motivo de não ter havido qualquer atualização dos mesmos”, referiu a Comissão de Trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto em comunicado enviado à Lusa.

A CT da STCP lança o apelo “a todos os decisores políticos que revejam estas matérias até à aprovação do documento final, no sentido de que seja possível a manutenção da paz social na STCP”.

A empresa de transportes públicos que o anterior governo tentou privatizar viu essa operação revertida graças ao acordo entre os partidos da atual maioria parlamentar. Mas no que diz respeito aos salários, os trabalhadores não aceitam que 2017 lhes traga “uma mão cheia de nada” e prometem contestação caso os seus salários, aumentados pela última vez em 2009, não forem atualizados no próximo ano.