You are here

Socialismo 2016: “Desobedecer à UE é uma exigência da democracia”

Alfredo Barroso e José Manuel Pureza participaram numa das sessões do Fórum Socialismo 2016, dedicada a discutir o momento atual da UE e a resposta da esquerda.
Sessão "Desobedecer à Europa" no Fórum Socialismo 2016.

A evolução da União Europeia para um regime de austeridade perpétua e de punição aos países que decidem escolher outros caminhos foi o pano de fundo da sessão “Desobedecer à Europa” no Fórum Socialismo 2016. Para Alfredo Barroso, “estamos envolvidos numa armadilha cheia de obstáculos de que muito difícil libertarmos”.

Entre esses obstáculos, o fundador e ex-militante do PS destaca “o euro, uma moeda desequilibrante e que está associada à dívida e à chantagem da UE; o Pacto Orçamental, que é um pacto de austeridade perpétua contra a democracia; o Banco Central Europeu, que é hoje o principal rosto da ditadura financeira da UE sobre os países do Sul; e a Alemanha, que é um tema difícil mas que tem de ser abordado”, enquanto principal beneficiária da forma como a UE tem vindo a ser construída desde o início, e mais recentemente com o alargamento a Leste (ler resumo da intervenção).

Para José Manuel Pureza, “desobedecer à União Europeia é uma exigência da democracia. A UE mudou de natureza, tornou-se um espaço disciplinar e punitivo”. Por isso, acrescenta o deputado do Bloco, “a democracia exige que se não apliquem exigências que diminuem a nossa dignidade”. Uma desobediência que passa “por não aplicar o tratado orçamental, por não aceitar o TTIP. Mas passa também por pensar se para lá da Europa dos cidadãos e dos povos, deve ou não haver uma Europa dos Estados e de que forma é que ela deve existir”.

“Há um europeísmo que permanece com todo o sentido: é o europeísmo das liberdades e dos direitos”, prosseguiu José Manuel Pureza, sublinhando que atualmente “esse europeísmo não tem lugar na UE, mas pode ter lugar noutros ensaios institucionais sobre os quais é preciso refletir”.

Socialismo 2016 | Desobedecer à Europa | ESQUERDA.NET

Termos relacionados Fórum Socialismo 2016, Política
Comentários (1)