You are here

Sobrevivência de florestas de todo o mundo ameaçada pela seca

Investigadores concluíram que as florestas mundiais estão ameaçadas por secas cada vez mais frequentes, severas e com impacto em todo o planeta. As florestas são sumidouros de carbono e a sua perda massiva irá agravar o aquecimento global.
Floresta
Floresta, foto de Vitor Sá/Flickr.

Um estudo publicado na revista científica Ecology Letters conduzido por investigadores da Universidade de Stirling indica que as florestas de todo o mundo estão em risco devido à maior frequência e gravidade das secas. O estudo encontrou uma resposta à seca semelhantes em árvores de todo o mundo, de diferentes ecossistemas, e em todos os casos a taxa de mortalidade das árvores aumenta à medida que aumenta a gravidade das secas.

Uma das autoras do estudo, Sarah Greenwood, investigadora de pós doutoramento na Faculdade de Ciências Naturais em Stirling afirmou em comunicado de imprensa que “a morte das árvores devido à seca é consistente em diferentes ambientes em todo o mundo. Uma árvore a crescer uma floresta tropical, que precisa de muita água, e uma árvore numa floresta temperada, como as que encontramos na Europa, vão ambas ter a mesma resposta à seca e irão inevitavelmente sofrer como resultado de um aumento das temperaturas e alteração dos padrões de chuva na Terra”.

No entanto, os cientistas descobriram características específicas e variáveis em diferentes tipos de árvores, que podem alterar a sua resistência à seca. Por exemplo, espécies de árvores com madeira mais densa e folhas mais pequenas e espessas tendem a sobreviver melhor em períodos de seca prolongada e invulgar.

Outro dos autores do estudo, o Professor de Ecologia Alastair Jump afirmou no mesmo comunicado que “isolando traços específicos em árvores que determinam o risco que correm numa seca, podemos perceber melhor os padrões globais de mortalidade de árvores e como as florestas do mundo estão a reagir ao aumento de temperaturas e precipitação reduzida. À medida que a temperatura do mundo continua a aumentar, a mortalidade em massa vai atingir mais florestas do que alguma vez aconteceu”. Por sua vez, “as florestas armazenam uma quantidade substancial do carbono do mundo e um aumento da taxa de moralidade das árvores vai impulsionar o aquecimento global futuro”, explica.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)