You are here

Sobretaxa para o 2º escalão do IRS acaba em janeiro

Bloco e governo acordaram esta manhã o final da sobretaxa para o segundo escalão já em janeiro, quando será eliminada para 90% dos contribuintes.
Calculadora
Calculadora foto de by Kenteegardin.

Ao longo dos últimos dias, o Bloco de Esquerda regressou ao tema da sobretaxa nas negociações da especialidade do Orçamento do Estado e esta manhã chegou a um acordo com o governo, segundo noticia a Rádio Renascença, com confirmação do gabinete de Mário Centeno. A sobretaxa mensal de 0,25% para o segundo escalão estava prevista terminar em março, mas terminará afinal em janeiro, sendo assim eliminada para 1 milhão e 150 mil contribuintes já no primeiro dia do ano.

A antecipação do corte da sobretaxa para o início do ano era uma exigência do Bloco e foi ultimada esta sexta-feira, no último no dia em que termina o prazo para a apresentação de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017. O Orçamento está a ser discutido na especialidade e será votado no final do mês.

O segundo escalão do IRS abrange todas as pessoas com rendimentos entre 7.000 e 20.000 euros por ano. O primeiro escalão inclui os contribuintes com rendimentos mais baixos, que já não pagaram sobretaxa este ano. No terceiro escalão, que inclui quem recebe até cerca de 40 mil euros por ano, a sobretaxa baixará para 0,88% e deixará de ser retida na fonte em junho. Para quem ganha até 80 mil euros por ano, a sobretaxa aplicada é de 2,25% terminará em setembro. No último escalão, de quem declara receber mais de 80 mil euros por ano, a taxa era de 3,5%, será reduzida para 3,21% e irá terminar em dezembro do próximo ano.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)