Só já há 250 mil chimpanzés em África

Eram dois milhões há dez anos. Atualmente são apenas cerca de 250 mil. Os chimpanzés estão a desaparecer de África devido à perda dos habitats destruídos pela exploração de madeira e recursos minerais.
Chimpanzé
Foto de Paul Horner. Flickr

Laia Dotras, diretora adjunta do Instituto Jane Goodall, estima que sejam apenas 250 mil os chimpanzés que vivem em África distribuídos por 21 países.

É um número que representa um decréscimo acentuado da população destes primatas. Há dez anos havia dois milhões de chimpanzés. Entretanto quatro países deixaram de os ter.

Laia Dotras, diretora adjunta do Instituto Jane Goodall, explica à agência noticioso EFE que este desaparecimento “muito drástico” se deve “sobretudo à perda do habitat” e acusa a “exploração de madeira e recursos minerais” que são vendidos aos países ocidentais. Para além disto, a caça furtiva é também uma ameaça à espécie.

Para Dotras, atravessamos “uma das maiores crises de biodiversidade”, uma situação “crítica” que pode levar ao desaparecimento destes primatas.

A solução, pensa a investigadora, passa por “educar e fazer entender os problemas socioambientais locais” mas também por incentivar o desenvolvimento sustentável no continente africano de forma a que se possa combater ao mesmo tempo a pobreza, garantindo o bem-estar da população local e conservar espécies ameaçadas e os seus habitats.

Termos relacionados Ambiente