You are here

Sinn Féin nomeia Michelle O’Neill para substituir McGuinness

O’Neill foi escolhida como nova líder do Sinn Féin na Irlanda do Norte, após demissão de Martin McGuinness de vice-primeiro-ministro do governo.
Michelle O’Neill, nova líder do Sinn Féin.
Michelle O’Neill, nova líder do Sinn Féin, foto de Sinn Féin/Flick.

Michelle O’Neill, de 40 anos, foi escolhida para vai ser a primeira candidata do Sinn Fein nas eleições no Norte e a porta voz na Irlanda do Norte, que irá a votos nas eleições que foram antecipadas para 2 de março, em sequência de uma crise no governo. O’Neill foi ministra da Agricultura, atualmente era ministra da Saúde da Irlanda do Norte e assume o lugar de Martin McGuinness, que se demitiu a 9 de janeiro depois da revelação de que a atual primeira-ministra, Arlene Foster (do DUP, Partido Democrático do Ulster), teria implementado um programa fraudulento de incentivos à energia verde

McGuinness foi um dos líderes históricos do partido, é ex-comandante do IRA (Exército Republicano Irlandês) e negociou, em nome do Sinn Féin, o acordo de paz na região. Era vice-primeiro-ministro da Irlanda desde 2007 e esta mudança na liderança do partido, segundo o próprio, estava a ser preparada há muito tempo, mas foi agora precipitada pelos acontecimentos políticos. 

Apesar da demissão de McGuinness, havia a possibilidade formal de o Sinn Féin nomear outro nome para o lugar, mantedo a base de apoio necessária para a continuação do governo. No entanto, o partido confirmou publicamente que não iria renomear ninguém para o lugar de vice-primeiro ministro, o que obriga à demissão do governo e à convocação de eleições. 

“O escândalo do Renewable Heat Incentive tem o custo potencial para o público de 500 milhões de libras nos próximos 20 anos - dinheiro que podia ser investido nos serviços públicos. O Sinn Féin é muito claro: não toleraremos incompetência, práticas danosas ou alegações de corrupção no governo. (...) [Por isso] Neste momento, não há qualquer plataforma para negociações credível para reconstituir as instituições e devemos por isso avançar para eleições”, afirmou o partido em comunicado.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)