O Sindicato dos Jornalistas (SJ) saudou, em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a integração de 25 trabalhadores precários nos quadros da Lusa. O documento refere a afirmação do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, na sessão parlamentar desta sexta-feira, de que todos os processos relacionados com o PREVPAP na Lusa “foram concluídos” e a informação dada aos trabalhadores em causa pelo conselho de administração da agência.
O sindicato lembra o “inexplicável atraso na efetivação destes trabalhadores” e salienta que “será feita finalmente justiça”. Para a conclusão favorável, o comunicado destaca o “acompanhamento das organizações representativas dos trabalhadores da Lusa, entre as quais o Sindicato dos Jornalistas”, e sobretudo o empenhamento dos próprios trabalhadores, num total de 50.
O sindicato recorda ainda os casos que tiveram parecer inicial negativo da Comissão de Avaliação Bipartida (CAB) e garante que continuará a acompanhar os casos de recurso.
Em notícia da agência é referido que a CT da Lusa saudou também, em comunicado, o parecer positivo que permitiu a integração dos 25 precários e a nota da administração onde anuncia que irá avançar com os procedimentos necessários o mais rápido possível.
No comunicado, a CT refere que “deseja que esteja, de facto, para breve o encerramento deste processo e que a análise dos recursos interpostos possa ser mais célere e com resultados positivos para os jornalistas em causa”. O órgão representativo dos trabalhadores enaltece a preserverança dos trabalhadores em causa, que não baixaram os braços e não desistiram de lutar pelos seus direitos, e “ainda a solidariedade espontânea e transversal que se seguiu dos trabalhadores da Lusa”.
Também o Conselho de Redação da Lusa se congratulou “com a decisão hoje anunciada e há muito esperada da regularização dos vínculos de 25 jornalistas”.