Sindicato dos Jornalistas apresentou queixa na ERC sobre Sol e i

O regulador dos media recebeu uma participação sobre a divulgação da gravação do plenário de trabalhadores nos sites dos jornais Sol e i onde foram anunciados os despedimentos. Tal "ultrapassou todos os limites da decência e abriu grave precedente, alega o sindicato.

Segundo a Lusa, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) confirma que se encontra a acompanhar a questão e que a direção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) já apresentou uma participação relativa à divulgação nos sites dos jornais da "gravação de uma reunião entre trabalhadores e administradores das sociedades detentoras dos referidos órgãos". Trata-se da reunião em que foi anunciada a saída do acionista Newshold e o despedimento de mais de 100 funcionários.

Num comunicado divulgado na semana passada, o SJ considerou que a decisão de divulgar a gravação "ultrapassa todos os limites da decência, abre grave precedente e merece uma análise específica", pelo que iria apresentar uma queixa à ERC "pedindo uma avaliação urgente da situação".

O som da gravação do plenário, cuja duração é de quase duas horas, foi colocado online no i, no dia 2 de dezembro, apenas com o título “Newshold fecha portas. Plenário 30 de novembro de 2015”, sem qualquer notícia a ele associado. Para o SJ, este episódio ”é um desses momentos que ficam na história recente do jornalismo português pelas piores razões”.

"A realidade consegue sempre ultrapassar a ficção. Mas há dias em que esta frase assenta com particular vigor ao nosso quotidiano já repleto de abusos aos mais básicos direitos dos jornalistas", afirmam no comunicado disponível aqui.

"Será que os responsáveis editoriais e da empresa não se dão conta da violência, da coacção, do abuso?", pergunta ainda o sindicato.

No plenário, realizado a 30 de novembro, o administrador executivo da empresa, Mário Ramires, explicou aos trabalhadores as razões pelas quais os dois jornais enfrentam um processo de falência que implica o despedimento de dois terços de cada uma das redações.