You are here

Sessão Pública no Porto em defesa da democracia na Catalunha

A sessão, que terá lugar esta quinta-feira, dia 26 de abril, às 18h, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, conta com a participação de Jaume Camps, Manuel Loff e Alda Sousa.
Foto de Henrique Borges.

Na convocatória do evento, a Iniciativa Cidadã pela Democracia na Catalunha (ICDC) lembra que “dirigentes associativos e vários deputados catalães, legitimamente eleitos como representantes do povo, estão presos em Espanha há vários meses” e que “vários outros exilaram-se”.

“São homens e mulheres que nunca usaram da violência política para defender os seus ideais, e que, por terem exercido os seus direitos de manifestação ou de expressão são acusados de ‘rebelião’ e ‘sedição’”, sublinha.

De acordo com a ICDC, “a justiça espanhola adotou desde há anos uma sanha repressiva disfarçada de legalidade que se abate não só independentistas catalães mas sobre ativistas e cidadãos de várias tendências condenados por exercerem os mais básicos dos direitos de opinião e de expressão”. 

“A regressão democrática a que se assiste em Espanha obrigam-nos a levantar a voz para exigir a libertação imediata de todos os presos políticos catalães e para os solidarizarmos com todos aqueles que veem os seus direitos cívicos e políticos espezinhados perante o silêncio cúmplice dos governos da União Europeia”, escrevem os organizadores.

A sessão pública, que irá decorrer na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Institucional - Av. Rodrigues de Freitas, 265, a partir das 18h, conta com a participação de Jaume Camps (CUP), Manuel Loff e Alda Sousa.

Termos relacionados Sociedade
(...)