You are here

Scott Morrison é o novo primeiro-ministro da Austrália

Morrison será a sexta pessoa a assumir o cargo em onze anos. O anterior primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, poderá demitir-se como deputado, pondo fim à maioria do partido no Parlamento.
Scott Morrison é o novo primeiro-ministro da Austrália
Scott Morrison assumia anteriormente as funções de ministro do Tesouro do governo australiano. Foto de Wikimedia Commons.

Scott Morrison foi hoje eleito líder do Partido Liberal australiano, assumindo também funções como primeiro-ministro do país. Morrison irá substituir Malcolm Turnbull, primeiro-ministro da Austrália desde 2015.

Aquele que assumia até hoje as funções de ministro do Tesouro será o sexto primeiro-ministro do país em apenas onze anos, confirmando a instabilidade vivida pelos dois maiores partidos australianos, os Trabalhistas e os Liberais.

Segundo a agência Lusa, uma porta-voz do Partido Liberal informou ainda que o atual ministro do Ambiente e Energia, Josh Frydenberg, foi eleito número dois pelo partido, com ampla maioria.

A decisão foi tomada pela liderança parlamentar do Partido Liberal que, depois de uma semana de tensão interna, votou hoje pela substituição de Malcolm Turnbull por Scott Morrison na liderança do partido e, consequentemente, do Governo. Foi confirmado em reunião dos 85 deputados e senadores liberais,  numa primeira votação de 45 contra 40 votos, que os cargos de líder e vice-líder do partido, e consequentemente do Governo, deveriam ir a votação. Essa primeira votação confirmou a polarização dentro do partido, com um grupo significativo a pretender manter a liderança de Turnbull, que sobreviveu a um primeiro desafio à sua liderança a 21 de agosto. 

“O nosso trabalho (…) é garantir não só que reunificamos o partido, que foi ferido esta semana, mas também o Parlamento”, disse Morrison na sua primeira aparição pública após a nomeação.  

Malcolm Turnbull, primeiro-ministro até hoje, tinha já anunciado que se este primeiro voto fosse aprovado ele próprio não se candidataria, colocando o seu lugar à disposição.

Fontes partidárias avançaram que Turnbull pode mesmo demitir-se como deputado. Tal decisão colocaria o partido numa situação complicada, uma vez que só têm maioria no parlamento por um lugar.

Termos relacionados Internacional
(...)