You are here

Sarajevo cancela eventos públicos devido a poluição atmosférica

Perante os níveis de poluição atingidos nos últimos dias, a circulação de veículos pesados na capital da Bósnia foi proibida e a população foi aconselhada a não sair de casa. Na Índia, os níveis de poluição atmosférica deram origem a um novo nicho de mercado, com a proliferação de bares que vendem oxigénio.
Foto de Nyamdorj, Pixabay (utilização livre).

De acordo com a Associated Press, nos últimos dias, a poluição na capital da Bósnia voltou a atingir níveis extremamente preocupantes. A agência noticiosa avança que a quantidade de partículas ultrafinas PM10 atinge atualmente valores cinco vezes superiores ao limite da União Europeia.

De acordo com as medições da AirVisual, citadas pelo Sarajevo Times, a capital da Bósnia está novamente classificada entre as capitais mais poluídas do mundo, ocupando o segundo lugar. Nova Deli, na Índia, surge no topo. Na sexta-feira, a medição do Swiss AirVisual.com, uma rede que reúne dados de 10 mil estações de medição em todo o mundo, pouco antes das 23h, o índice de qualidade do ar de Sarajevo era perigoso, medindo 401.

Perante os níveis "perigosos" de poluição atingidos nos últimos dias, o governo regional tomou medidas drásticas, cancelando todos os eventos públicos ao ar livre e recomendando ainda que os cidadãos permaneçam em casa. Doentes pulmonares e cardíacos, mulheres grávidas, crianças e idosos inspiram maior preocupação. A circulação de veículos pesados de mercadorias nas estradas de Sarajevo foi proibida. Por outro lado, a central de aquecimento da capital, a carvão, terá de trabalhar obrigatoriamente com temperaturas mais baixas e as obras que produzam poeira e pó estão suspensas por tempo indeterminado.

Segundo a agência noticiosa, um relatório do Programa Ambiental das Nações Unidas indica que a população bósnia tem uma esperança média de vida inferior à média mundial, devido à exposição à poluição. Em média, os bósnios vivem menos 1,3 anos.

Na Índia, já existem bares que vendem oxigénio. O Oxy Pure, em Nova Deli, cobra entre 3,60€ a 5,40€ por 15 minutos de oxigénio. Em novembro, o país declarou o estado de emergência pública devido aos níveis recorde de poluição atmosférica. Várias escolas estiveram encerradas e, nos hospitais de Nova Deli, os casos de utentes com doenças respiratórias tornaram-se ainda mais frequentes.

Termos relacionados Ambiente
(...)