Salvar o Clima convoca mobilização por justiça climática para 25 de setembro

Perante “a profunda crise climática” que não desacelera, e cujos impactos são agravados pela covid-19, vários movimentos, coletivos e associações voltam a sair à rua pela construção de uma sociedade justa para todas e todos.

No manifesto do evento, o Salvar o Clima assinala que, “depois das mobilizações de 2019 e dos protestos online de 2020, continua a não se verificar uma resposta suficientemente ambiciosa face à ameaça iminente da crise climática”.

A profunda crise climática não desacelera e as ondas de choque do Covid-19 agravam os impactos desta, expondo as fragilidades deste sistema e deixando milhares à beira do desemprego, da precariedade e da pobreza”, lê-se no documento.

Os vários movimentos, coletivos e associações que responderam ao apelo internacional para a realização de uma Mobilização Climática Global também em Portugal, defendem que “a solução da crise climática exige uma transição energética justa, que reconfigure os meios de produção baseados em fósseis, garantindo soberania energética e democracia produtiva e que crie empregos dignos, possibilitando empregar centenas de milhares de pessoas em serviços públicos”.

Perante um governo e um conjunto de grandes empresas que continuam a colocar o lucro acima do futuro de todos e todas, o Salvar o Clima recusa ficar “de braços cruzados” e apela para que os/as estudantes, organizações não governamentais, coletivos, associações, sindicatos, e todos os cidadãos saiam à rua no dia 25 de setembro “para a construção de uma sociedade justa para todas e todos”.

No manifesto da iniciativa, as reivindicações são claras, entre as quais constam a requalificação justa dos trabalhadores dos setores poluentes, nomeadamente das centrais termo-elétricas de Sines e do Pego; o fim das concessões para explorar combustíveis fósseis em Portugal; o investimento e a eletrificação da ferrovia; a criação de um setor público que lidere o processo de produção de energia renovável; o cancelamento de quaisquer grandes projetos que acarretem um aumento de emissões de gases com efeito de estufa; o acesso equitativo a água potável e a alimentos, assim como o acesso à habitação de qualidade a toda a população.

As entidades que queiram ser serem subscritoras ou apoiantes deste evento devem enviar um e-mail para [email protected]

Termos relacionados Covid-19, Salvar o Clima, Ambiente