You are here

Saúde 24: empresa paga páginas de publicidade para difamar trabalhadores

A LCS – Linha de Cuidados S.A. – gastou dezenas de milhares de euros para pagar páginas inteiras de publicidade em jornais que usou para atacar os trabalhadores, negar as evidências da relação laboral e ainda anunciar ilusórios novos serviços.
Comissão Informal de Trabalhadores da Linha Saúde 24 denunciou que a LCS pretende substituir os 150 enfermeiros despedidos, que tinham anos de experiência, por cerca de 60 enfermeiros com uma formação de quatro dias. Foto dos Precários Inflexíveis

A página, publicada pelo menos nos jornais Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, intitula-se “Linha Saúde 24 – Esclarecimento” e dedica muitos parágrafos a tentar justificar o injustificável – a relação precária que mantém com os seus trabalhadores, e o despedimento selvagem que fez a 150 trabalhadores por terem a “ousadia” de não aceitar a redução dos salários e de usarem o direito de greve contra as imposições e arbitrariedades patronais.

Quanto aos protestos dos trabalhadores, chama a greve desencadeada de “boicote” e ainda insinua que nos dias de greve os próprios grevistas telefonaram para a Linha Saúde 24 para provocar o seu colapso.

Os Precários Inflexíveis fizeram as contas e concluíram que a LCS não gastou menos de 44 mil euros para repetir o que vem dizendo nas últimas semanas, a que deve ser acrescentado o que é pago à Consultora de Comunicação Cunha Vaz e Associados, que faz o trabalho de comunicação da LCS.

Não é possível garantir a qualidade nestes moldes

Na quarta-feira, a Comissão Informal de Trabalhadores da Linha Saúde 24 denunciaram na comissão parlamentar da saúde que a LCS pretende substituir os 150 enfermeiros com anos de experiência que foram despedidos por cerca de 60 enfermeiros com uma formação de quatro dias.

"Não é possível garantir a qualidade nestes moldes”, afirmou Márcia Silva, da comissão, dirigindo à deputada do PSD Carla Rodrigues a questão: "que garantias é que a empresa vos dá dessa qualidade, quando prepara a formação de 60 enfermeiros com uma formação de quatro dias, para substituir enfermeiros com mais de quatro anos de experiência?".

"A nossa formação inicial é de pelo menos 12 semanas e não quatro dias, e é necessário um mínimo de dois anos de experiência, que não é de atendimento telefónico, é de triagem", acrescentou.

As enfermeiras explicaram aos deputados que para um funcionário da linha estar perfeitamente autónomo no atendimento demora no mínimo seis meses, e sublinharam a dificuldade que é atender pessoas "dos zero aos 100 anos, com doenças crónicas, com dificuldade na audição ou com dificuldade na perceção do que é perguntado".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)