Ryanair não cumpre acordos, denunciam sindicatos do pessoal de voo da Europa

Sindicatos do pessoal de voo de Portugal, Espanha, Bélgica, França e Itália reuniram em Lisboa e aprovaram comunicado conjunto em que acusam a empresa continuar a contestar as legislações nacionais e ameaçam com novas greves.
Ryanair não cumpre legislações nacionais, nem acordos que assinaram, denunciam sindicatos de pessoal de voo da Europa - Foto de Davidnilsson/flickr

Segundo a Lusa, o comunicado conjunto do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e dos congéneres de Espanha (USO e SITCPLA), Bélgica (CNE/LBC), França (SNPNC-FO) e Itália (UILTRASPORTI e FILT-CGIL) denuncia práticas “abusivas” e “falta de respeito” para com os trabalhadores, “mas principalmente para com o Governo e todos os cidadãos que devem representar”. Os sindicatos declaram: “É urgente uma declaração política nestas matérias”.

Os sindicatos lembram que foram assinados vários acordos com a empresa, mas, destacam, que a Ryanair não está a cumprir. “Insistem [a Ryanair] em contestar a legislação nacional com os sindicatos, impondo negociações com o objetivo de reduzir a proteção dos imperativos legais e constitucionais”, sublinham os sindicatos, que recordam que a comissária europeia Marianne Thyssen, em setembro do ano passado, declarou que o respeito pela legislação europeia “não é algo que os trabalhadores tenham que negociar, nem é algo que possa ser feito de forma diferente de país para país”.

Segundo o eldiario.es, os sindicatos ameaçam com novas paralisações se a situação não for alterada.

Termos relacionados Sociedade