Risco de rotura do corpo docente, alerta Fenprof

Mário Nogueira alertou para o risco e defendeu o rejuvenescimento do corpo docente, no anúncio do encontro “O professor hoje e os desafios de amanhã”, que se realizará em Coimbra no dia 7.
“Estamos próximos de ter até uma rotura, uma coisa que tem de ser acautelada”, disse Mário Nogueira - Foto de Paulete Matos

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, alertou nesta terça-feira para o risco de rotura do corpo docente.

“Estamos próximos de ter até uma rotura, uma coisa que tem de ser acautelada”, disse Mário Nogueira em conferência de imprensa, segundo a Lusa.

O secretário-geral da Fenprof fundamenta o risco de rotura no desgaste dos professores, no envelhecimento do corpo docente e na “saída repentina de milhares de pessoas, que entretanto atingem a idade da aposentação, e a entrada de outros tantos, muitos deles há muitos anos sem conseguirem uma colocação”.

Mário Nogueira refere que os professores têm um “desgaste enorme”, físico e psicológico, devido a sobrecarga de trabalho e aponta também que “temos um corpo docente envelhecido”, salientando que muitos professores trabalham há mais de 40 anos.

O secretário-geral da Fenprof defende o “rejuvenescimento das escolas” e o reforço do número de professores nos quadros, em que os mais jovens tenham “um tempo de envolvimento e de trabalho com os mais antigos, que têm experiência profissional”.

O encontro “O professor hoje e os desafios de amanhã” decorrerá no auditório do Convento de São Francisco, em Coimbra, no dia 07 de outubro. O encontro é organizado pelo Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) em conjunto com a Câmara de Coimbra e nele participarão: o catedrático da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa, os professores universitários, David Rodrigues e Licínio Lima, o inspetor José Calçada, Mário Nogueira e deputados de diferentes partidos.

Termos relacionados Sociedade