“É dia de vir ao enterro para dares uma grande esfrega na academia, nas caloiras, um grande estímulo para a nossa Universidade continuar a crescer”. As palavras são de Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, num vídeo publicado na rede social Instagram onde apela à participação nas festas académicas da cidade.
Esta é a segunda declaração do género proferida nas últimas semanas pelo autarca de Aveiro. No início do ano académico, Ribau Esteves fez questão de afirmar que “o encanto primeiro da academia são as nossas caloiras”.
O Bloco de Esquerda de Aveiro já veio a público condenar as declarações de teor sexista do autarca eleito pela plataforma Aliança com Aveiro, que juntou o PSD, CDS-PP e Partido Popular Monárquico, exigindo-lhe um pedido público de desculpas.
“O Presidente da Câmara assumiu-se como porta-estandarte de uma cultura machista, misógina e atávica”, lê-se no comunicado tornado público esta segunda feira.
O Bloco de Esquerda considera ser “essencial uma cultura pública que valorize o espaço de cada pessoa, que garanta que a vontade de cada um e cada uma é respeitada e que ninguém seja um troféu de caça”, lembrando que todos os espaços públicos devem ser espaços seguros para homens e mulheres.
“As declarações de Ribau Esteves são indefensáveis e colocam estes valores essenciais em causa. As declarações são o reflexo de uma cultura tóxica que coloca as mulheres em risco”, afirma o Bloco.