You are here
Requalificação estruturante da EN238 é fundamental para o desenvolvimento da região

Durante a visita a este troço da Estrada Nacional 238, via que é afetada por desmoronamentos e consequentes acidentes e cortes de via, o Bloco anunciou que avançará com pedidos de reunião à Câmara Municipal da Sertã e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, à Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, tal como a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no sentido de unir esforços para ter uma posição conjunta sobre a necessária requalificação estruturante da estrada ao invés de remendos cirúrgicos.
No mês de novembro, o Grupo Parlamentar bloquista já questionou o Governo no sentido de perceber se iria existir alguma requalificação na via.
A estrada Nacional 238 (EN238) é a principal ligação rodoviária entre os municípios da Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomar. Esta ligação tem sido afetada por inúmeros desmoronamentos, já desde 2014, altura em que se registou um desmoronamento de uma barreira no troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere, o que provocou o fecho da estrada durante dois meses.
Os autarcas também se têm manifestado nas Assembleia Municipais e CIM (Comunidade Intermunicipal) do Médio Tejo sobre a importância desta via, que consideram essencial para os seus municípios, bem como a população tem alertado que a sua requalificação é essencial para o comércio local e turismo.
Estas incidências causam prejuízos avultados a quem circula nesta estrada, nomeadamente às pequenas e médias empresas locais, que têm que circular por estradas alternativas, o que aumenta os custos e o tempo de transporte. Ainda nas últimas tempestades os desmoronamentos são contínuos o que eleva a perigosidade da estrada.
O Bloco considera que as obras de reparação que se têm feito servem somente para resolver casos pontuais, como é o caso da requalificação que foi anunciada na semana passada pelo Governo, porque a via continua a não beneficiar de quaisquer alterações estruturais. A degradação de muros que, nalguns pontos, suportam a estrada, acentua-se.
Add new comment