You are here

Reino Unido nega asilo a centenas de crianças retiradas de Calais

O governo de Londres quebra promessas feitas na altura da demolição do campo de refugiados no norte de França.
1900 enores foram recenseados na altura do desmantelamento da "selva de Calais". Foto malachybrowne/Flickr

O Reino Unido acolheu cerca de 750 menores desacompanhados após o encerramento do campo de Calais e uma fonte do Ministério do Interior diz que essa fase do processo está concluída, deixando de fora 1150 crianças recenseadas durante o processo de demolição e atualmente dispersas em centros de acolhimento em França.

O governo britânico está a ser criticado por não cumprir as promessas de acolher os menores desacompanhados e por estar a rejeitar os pedidos sem dar qualquer justificação às crianças que atualmente vivem em centros de acolhimento em França à espera de conhecer o seu destino.

“Dos relatos que recebi, parece que se trata de uma operação concertada entre o Home Office e as autoridades francesas. Disseram às crianças que os seus pedidos de asilo foram recusados, mas não apresentaram nenhuma razão por escrito. Isto é chocante”, afirmou ao Guardian um dos advogados que representa um grande grupo de crianças. “Elas estão muito aborrecidas, mas nós estamos a pedir-lhes que não fujam”, acrescentou Toufique Hossain.

Ao saberem das más noticias, a primeira reação destes menores é a de voltar a tentar a sorte na passagem da fronteira. “Estive dois meses em Calais e mais de um mês neste centro. Fomos catorze a receber esta má notícia. O governo britânico tem estado a brincar connosco”, diz Taher, refugiado da Eritreia com 15 anos em greve de fome desde domingo. “Alguns irão tentar entrar num atrelado a partir da Bélgica, Eu acho que vou voltar a Calais e tentar chegar a Inglaterra por lá”, admite o menor que viu o pedido de asilo rejeitado.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)