Rei de Espanha recebido com manifestações em Barcelona

Visita de Felipe VI à Catalunha para uma entrega de prémios foi marcada por ações de protesto. Face a um enorme dispositivo policial, ativistas e partidos políticos organizaram uma corrente humana e outros ativistas queimaram fotografias do rei.
Rei de Espanha recebido com manifestações em Barcelona
Fotografia de Maria Rubio/Twitter.

Cerca de 800 pessoas manifestaram-se contra a presença do rei espanhol em Barcelona. Os manifestantes formaram uma corrente humana e levavam faixas com frases como “A Catalunha não tem rei”.

Felipe VI e o primeiro-ministro Pedro Sánchez estão de visita à cidade para participar numa entrega de prémios organizada pelo Consórcio da Zona Franca de Barcelona (CZFB), relata a Lusa.

Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona, recusou marcar presença na cerimónia, como seria habitual nestas situações. Citada pelo economíadigital, Colau afirma que não participará em cerimónias com o monarca enquanto "a Casa Real não der as explicações que deve aos cidadãos" sobre os "graves feitos" e "más práticas" da monarquia espanhola, numa referência ao escândalo financeiro e fuga do país de Juan Carlos I.

Segundo os Mossos d’Esquadra, a polícia local, os manifestantes protestaram ao longo do Moll de la Fusta em direção a Pla de Palau. O local da manifestação fica longe da estação ferroviária de França, que foi cercada por um grande dispositivo policial, local escolhido para a entrega dos prémios da Barcelona New Economy Week, um evento organizado pelo CZFB.

Num prédio em frente à estação ferroviária foi pendurada uma enorme faixa que dizia “Joan Carles Primer. Felip l'Último. #CoronaCiao (Juan Carlos Primeiro. Felipe Último. #CoroaAdeus)”, da autoria da organização Òmnium Cultural. Porém, os Mossos d’Esquadra invadiram o edifício e arrancaram a faixa, alegando terem informado previamente os donos de imóveis e residências da zona que não podia haver objetos que impedissem a livre visibilidade das portas e janelas para se ter a máxima visibilidade das fachadas.

Segundo a polícia, o proprietário terá informado os ocupantes de que nenhum objeto poderia ser pendurado. Uma vez que o pedido não foi atendido, o próprio proprietário mandou retirar o cartaz e os ocupantes retirados do apartamento.

Já uma centena de membros dos chamados Comités de Defesa da República (CDR) deslocaram-se do monumento de Colombo ao Arco do Triunfo, passando pelo parlamento cercado pela polícia, demonstrando a sua rejeição da presença do rei na Catalunha com uma faixa com a frase “Sentenciamo-los". Os manifestantes gritavam frases pró-independência e lançaram fogo de artifício.

Já no dia anterior tinham ocorrido manifestações contra a presença de Felipe VI em Barcelona, tendo sido queimadas fotografias suas em diferentes municípios da Catalunha.

Membros da Assembleia Nacional Catalã (ANC), liderada por sua presidente Elisenda Paluzie, queimaram uma grande foto do rei Felipe VI em Barcelona enquanto gritavam "fogo ao Bourbon".

Termos relacionados Internacional