You are here

“Regresso à tarifa regulada do gás é uma medida tardia e insuficiente”

Ministro do Ambiente anunciou que o Governo levantou a restrição no mercado regulado do gás para responder à escalada de preços. Jorge Costa acusa o executivo socialista de “proteger os lucros excessivos das empresas” ao recusar “tributação adequada”.
Foto de Mário Cruz, Lusa.

Após a EDP Comercial ter vindo anunciar um aumento médio na fatura mensal dos clientes residenciais de 30 euros, ao qual se somam ainda entre "cinco a sete euros de taxas e impostos", e de a Galp confirmar que também irá subir os preços, apesar de não esclarecer qual o valor, o ministro do Ambiente apresentou as soluções encontradas num trabalho conjunto com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para a escalada de preços.

Em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, Duarte Cordeiro avançou que o Governo levantou a restrição no mercado regulado do gás e que, a partir de 1 de outubro, momento estipulado para a subida dos preços, as famílias e pequenos negócios poderão voltar a aderir à tarifa regulada do gás durante um ano.

Lembrando que “há muito que o Bloco defende a possibilidade de regresso à tarifa regulada”, Jorge Costa defende que a “medida é tardia e insuficiente”.

O dirigente bloquista acusa o Governo de “proteger os lucros excessivos das empresas” ao recusar “tributação adequada”.

O caminho que o Bloco tem proposto, e que tem vindo a ser repudiado pelo executivo socialista, é o do “controlo dos preços, tributação dos lucros, redução do IVA”.

 

Termos relacionados Política
(...)