Registos e notariado iniciam greve com adesão de 85 e 90%

Paralisação de duas semanas pretende reivindicar melhores condições de trabalho e o retomar das negociações em torno do sistema remuneratório.
Registos e notariado iniciam greve com adesão de 85 e 90%
Foto de Paulete Matos.

O primeiro dia de greve nacional dos trabalhadores dos registos e notariado e dos conservadores dos registos contou com uma adesão entre 85% e 90%, de acordo com a informação transmitida pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado (STRN).

Convocada pelo STRN e pela Associação Sindical dos Conservadores dos Registos (ASCR), as duas estruturas sindicais mais representativas do setor e “que se afirmam, de uma forma concertada e musculada, contra as propostas do Governo para os Registos e Notariado”, lê-se em nota enviada à agência Lusa.

“O protesto, o maior convocado até agora, ameaça paralisar, a nível nacional, o funcionamento das conservatórias e outros balcões, designadamente as Lojas do Cidadão”, informa o STRN.

Em causa estão reivindicações por melhores condições de trabalho para assegurar a prestação de um serviço eficiente a todos os cidadãos e o retomar das negociações em torno do sistema remuneratório, aprovado pelo Governo à revelia dos sindicatos.

A greve de duas semanas é “contra o sistema remuneratório que o Governo pretende impor, a falta de adaptação do sistema de avaliação da administração pública, a falta de trabalhadores nos serviços e para exigir melhores condições de trabalho", noticia a Lusa.

Também o Sindicato Nacional dos Registos marcou dois dias de greve, um no passado dia 23 e outro para 30 de setembro, que terminará com uma concentração à porta do Palácio de Belém, em Lisboa. Em causa está a reivindicação da revisão do sistema remuneratório, progressão e promoções na carreira e abertura de novos concursos internos e externos.

Termos relacionados Sociedade