You are here

Regina Guimarães lança a sua primeira antologia poética

Poetisa, dramaturga, letrista e professora universitária, Regina Guimarães sempre disse que não escreve livros, escreve poemas. A primeira antologia da sua obra poética é lançada este domingo na Feira do Livro do Porto.
Regina Guimarães na terceira edição da Marcha do Orgulho LGBT do Porto.
Regina Guimarães na terceira edição da Marcha do Orgulho LGBT do Porto. Fotografia de Estela Silva/Agência Lusa

A primeira antologia poética de Regina Guimarães será apresentada a 30 de agosto na Feira do Livro do Porto. Com uma seleção de Rui Manuel Amaral, “Antes de mais e depois de tudo” é a primeira antologia de poemas escolhidos de Regina Guimarães, dramaturga, letrista e professora universitária.

Regina Guimarães explica que preferiu não ficar responsável pela seleção dos poemas, pois “não saberia encontrar” o fio condutor da obra poética com publicação iniciada em 1974. 

O olhar “com o afeto da inteligência” que encontrou em Rui Manuel Amaral explica a sua escolha para a tarefa. “Isso, para mim, faz toda a diferença”, destacou a autora em declarações à Lusa, notando que da mesma forma que não dança “com qualquer pessoa”, não seria capaz de envolver o seu trabalho numa publicação que não fosse “artesanal”, sem uma “personalização das coisas”.

“Não me sinto próxima dos gigantes da edição. Sinto-me próxima dos anões, das pequenas editoras, que são os gigantes desta aventura da escrita”, justificou.

“Disse logo que não queria ser eu a escolher. O problema seria como reunir, o que faria sentido e com o quê. O Rui conseguiu arranjar um critério exterior [ao autor], relacionando-os uns com os outros, assumindo um fio condutor que eu não saberia encontrar”, referiu. Para Regina havia ainda outro pedido: que o livro não fosse “muito extenso”, para evitar “a aparência arrogante de um grande calhamaço”.

“Penso com frequência em alguém tomado pelas palavras, feito de sílabas até à última das células. Não sei explicar melhor. No seu caso, a poesia não é uma escolha, mas um fenómeno biológico. […] Como outros doam o corpo à ciência, Regina Guimarães entregou o corpo à poesia”, descreve Rui Manuel Amaral no posfácio. 

Regina Guimarães sempre se considerou como alguém que escreve poemas e não livros. “A ideia de os reunir em livro sempre me pareceu quase artificial. Durante muitos anos publiquei muito pouco. Há uns anos fui publicando sob a forma de cadernos, precisamente pela ideia de considerar que não há uma ordem cronológica pela qual as coisas devam ser lidas”, afirmou à agência Lusa. 

“Antes de mais e depois de tudo”, editado pela Exclamação, será apresentado domingo, dia 30 de agosto, às 16h00 no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto. A iniciativa conta com a presença da autora e de Ana Deus e é inserida no âmbito do programa oficial da Feira do Livro do Porto.

Termos relacionados Cultura
(...)