You are here

Região de Lisboa com níveis elevados de ozono no fim de semana

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR/LVT) refere que concentração de ozono deverá ultrapassar os níveis definidos como passíveis de afetar a saúde durante o fim de semana na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Desta forma, e para este sábado e domingo está prevista “a ocorrência de níveis elevados de ozono na região” podendo “ultrapassar o valor de concentração de ozono de 180 ug/m3 (microgramas por metro cúbico), nível definido como limiar de informação ao público para este poluente”, refere a comissão.

De acordo com aquele organismo estes valores de ozono podem provocar alguns efeitos na saúde, nomeadamente em grupos de pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos, asmáticos e também pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.

A CCDR, sublinha em comunicado que os níveis mais elevados de concentração de ozono estão previstos "para o período da tarde, durante o qual é recomendável que os grupos mais sensíveis da população reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior".

"A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos", alerta ainda a Divisão de Avaliação e Monitorização Ambiental da CCDR.

Termos relacionados Ambiente
(...)