You are here

Rede Portuguesa de Museus integra mais três museus

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, o Museu Municipal de Vidigueira, em Beja, e o Museu de Neorrealismo, em Lisboa, passam a integrar a Rede Portuguesa de Museus.
Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, é um dos três que passa a integrar a Rede Portuguesa de Museus / Fotografia: Museu dos Terceiros

A Rede Portuguesa de Museus, que atualmente é constituída por 156 estruturas, passa a integrar mais três museus, uma vez que “preenchem os requisitos legais e reúnem todas as condições”.

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, foi inaugurado em 1977. É constituído pela Igreja de Santo António dos Frades, pela Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e edifícios anexos, e o seu acervo reúne, preserva e expõe parte do espólio de arte sacra existente em Ponte de Lima. Na década de 1980, foi criado um espaço expositivo com peças arqueológicas, proveniente de escavações efetuadas no concelho de Ponte de Lima e arredores. 

O Museu Municipal de Vidigueira, no distrito de Beja, está instalado no edifício da antiga Escola Primária Vasco da Gama, remodelada e adaptada a espaço museológico, e possui dois núcleos temáticos. Um deles contém retratada a história do ensino primário no concelho, desde a inauguração do edifício da escola, em 1884, até ao final da sua utilização como estabelecimento de ensino, em 1991; o segundo núcleo dá uma visão da evolução económica da região a partir dos anos 1930, através de uma coleção etnográfica sobre ofícios, comércio e agricultura.

O Museu do Neorrealismo, localizado em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, foi criado em 1990 a partir da atividade de um Centro de Documentação sobre o movimento neorrealista português. Ativo em torno da área arquivística e bibliográfica, este museu enriqueceu e diversificou o seu património com um conjunto de coleções museológicas, com destaque para espólios literários e editoriais, arquivos documentais impressos e audiovisuais, acervos iconográficos, obras de arte, bibliotecas particulares e uma biblioteca especializada na temática neorrealista.

De acordo com o plano de desconfinamento em curso, esta segunda-feira reabrem os museus, monumentos, palácios, galerias de arte e espaços similares.
 

Termos relacionados Cultura
(...)