You are here

Raquel Freire faz documentário sobre as mulheres portuguesas no século XXI

A realizadora Raquel Freire estreia no dia 7 um documentário sobre mulheres portuguesas no século XXI. O trabalho resulta de um esforço de combater o “machismo estrutural” do país.

“Mulheres do meu país” é um filme-retrato sobre a condição da mulher portuguesa no século XXI. A realizadora disse à agência Lusa, a respeito das 14 pessoas que representa no filme, que “Cada uma destas mulheres é um país em si”. O leque vai desde a mulher da limpeza à geneticista, da pescadora à cuidadora informal: Lúcia Vaz, afrodescentente, empregada de limpeza, mãe de dois adolescentes, Maria do Mar Pereira, socióloga, Alice Azevedo, mulher transgénero, ativista, as irmãs Flores, artesãs do Alentejo, Maria João Pereira, bailarina, Leonor de Freitas, empresária, Mynda Guevara, rapper da Cova da Moura, Maria José Neto, pescadora de alto-mar, Toya Prudêncio, ativista cigana, Adelaide Costa, engenheira do Ambiente e bombeira, Márcia Sousa, operária e ativista lésbica, Ângela Pica, sobrevivente de violência doméstica e cuidadora informal, e Clara Queirós. Em comum, segundo a autora, terão “a força e a capacidade de olhar o mundo à volta, de o compreender e de o transformar”.

“Para mim, estas são as mulheres do nosso país, no século XXI, em 2019, tendo em conta os vários eixos de interseccionalidade, das opções, das emancipações, e de como é viver hoje em dia com todas as desigualdades e dificuldades e como é que é ultrapassá-las hoje neste território”, disse Raquel Freire, citada pela agência Lusa.

O documentário inspirou-se na obra “As mulheres do meu país” (1948), de Maria Lamas, pela “visão profundamente feminista, de igualdade e de liberdade” da autora.

O documentário, que teve apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e que, de acordo com a realizadora, fala também de “machismo estrutural”, será exibido no dia 7 de março, no cinema São Jorge, em Lisboa, onde estará ainda uma exposição de fotografia da realizadora com retratos de todas as mulheres que entram no filme. No dia 8, a exposição transitará para os espaços da Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.

Termos relacionados Cultura
(...)