You are here

Racismo: “A impunidade não pode grassar nesta matéria”

Num protesto contra o racismo que juntou dezenas de pessoas em Lisboa, enchendo o Largo de S. Domingos, os participantes lembraram o carácter racista da violência policial.
Este sábado, houve manifestações contra o racismo em Lisboa, Braga e Porto.
Este sábado, houve manifestações contra o racismo em Lisboa, Braga e Porto.

Isabel Pires, deputada do Bloco presente na manifestação, em declarações à comunicação social, salientou precisamente a violência policial racista, criticando que o racismo não esteja a ser “punido enquanto crime”. “Temos assistido a casos de violência policial e a assédio na rua e em locais de trabalho”, afirmou, acrescentando que “a impunidade não pode grassar nesta matéria”. De acordo com a deputada, “em Portugal existe um problema de racismo e está na hora de falar sobre ele”.

“O direito à habitação é muitas vezes sonegado a determinadas franjas da sociedade. Há racismo institucionalizado, como se vê em casos de violência policial ou o desigual acesso à saúde, por exemplo”, acrescentou, dizendo ainda que “o problema existe e tem de ser admitido e debatido e têm de existir propostas que o combatam”.

Recorde-se que a lei que estabelece o Regime Jurídico da Prevenção, Proibição e Combate à Discriminação em razão de origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem está em vigor desde agosto de 2017.

 

Termos relacionados Sociedade
(...)