You are here
Racismo e descolonização em destaque no Festival Internacional de Literatura de Berlim

Arrancou esta quarta-feira o Festival Internacional de Literatura de Berlim (ilb), tendo como destaque as temáticas do racismo e descolonização.
"Na sequência da morte de George Floyd e dos subsequentes relatos por todo o mundo de vítimas da violência policial e do racismo sistémico, apelámos à realização de curtas que levantem a voz contra o racismo", afirmou a organização. Além de maior destaque a livros sobre a temática, o festival irá divulgar ao longo dos vários dias várias das curtas metragens produzidas após o seu apelo.
A comemorar a sua vigésima edição, a poeta Ana Luísa Amaral e o ilustrador André Letria fazem parte da comitiva portuguesa. Os dois autores iriam também marcar presença na edição deste ano da Feira do Livro Leipzig, cancelada devido à pandemia de covid-19.
Ana Luísa Amaral irá apresentar a 12 de setembro o trabalho de Emily Dickinson, “uma das poetas norte-americanas mais importantes do século XIX”. O evento será transmitido online.
No dia seguinte, Ana Luísa Amaral volta a participar nas noites de poesia. Ao seu lado estarão nomes como Homero Aridjis, do México, Forrest Gander, dos Estados Unidos da América, Jacek Dehnel, da Polónia, e Moon Chung-hee, da Coreia do Sul.
“No âmbito do programa de literatura infanto-juvenil, André Letria terá duas sessões de conversa e leitura das suas obras ‘A Guerra’ e ‘Se Eu Fosse um Livro’ – ambas editadas na Alemanha pela Midas Collection. Além disso, as obras estarão no centro de dois 'workshops' que o ilustrador dará a turmas do 5.º e 6.º ano de escolas convidadas”, divulga a agência Lusa a partir de informação cedida pela Embaixada de Portugal na Alemanha.
A pandemia de covid-19 obrigou muitos festivais a alterar os seus eventos e o ilb não foi exceção: nesta edição muitas das iniciativas serão virtuais.
Segundo informações da organização, “algumas conversas com autores foram pré-gravadas” e vários eventos “serão transmitidos em 'streaming'”.
A abertura do evento está a cargo de Mario Vargas Llosa, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2010. O autor irá participar também numa conversa com Frank-Walter Steinmeier, presidente da República da Alemanha, sobre a Europa e a América Latina em tempos de pandemia de covid19.
Do programa fazem parte cerca de 150 convidados de 50 diferentes países, entre eles a escritora polaca Olga Tokarczuk, vencedora do Nobel em 2018 e Daniel Kehlmann, autor do livro “A Medida do Mundo”, escrito em alemão e traduzido para mais de quarenta línguas.
O ilb decorre até 19 de setembro e tem lugar no Silent Green Kulturquartier, em Berlim.
Add new comment