You are here

“A questão da Justiça é fundamental no funcionamento de uma democracia”

Marisa Matias afirmou que “as sociedades onde a Justiça não funciona são sociedades muito mais desiguais e onde a pobreza é ainda um fator maior para o cumprimento de penas”, e sublinhou que a Justiça hoje “não é igual para todos”.
Foto de Paulete Matos

Marisa Matias visitou esta quarta-feira o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, onde alertou que há muito a fazer na área da Justiça e na integração de quem já cumpriu pena na sociedade. 

A candidata presidencial mostrou-se também preocupada com a integração na sociedade de quem já cumpriu pena, frisando que a taxa de reincidência que se verifica em Portugal se deve precisamente ao facto de não haver condições para que integrar, como deve ser, essas pessoas na sociedade.

Para demonstrar o atual estado da Justiça em Portugal, Marisa Matias referiu o caso de uma mulher de 80 anos que entrou esta quarta-feira naquele estabelecimento para cumprir seis anos de pena de prisão, de uma infração cometida em 1994, que transitou em 1996. “Isto diz muito do que há a fazer em termos de Justiça em Portugal”, concretizou. 

BANIF: “Enganaram todos os cidadãos em Portugal, foram coniventes com estes crimes económicos”

Marisa Matias falou, ainda, sobre o caso BANIF, tendo acusado o anterior Governo de nos terem enganado ao não falarem do Banif para não interferir na saída limpa. “Enganaram todos os cidadãos em Portugal, foram coniventes com estes crimes económicos”, apontou.

A candidata recordou que houve oito pedidos de resolução à Comissão Europeia por parte da administração privada do Banif, que o Governo PSD/CDS decidiu ignorar, optando por “ficarem passivos relativamente a qualquer negociação que pudesse proteger os portugueses e as portuguesas”. 

Questionada sobre a votação do Orçamento Retificativo, esclareceu que “não estamos com nenhuma crise política” mas “a assistir a um problema que foi arrastado” pelo anterior Governo, pelo governador do Banco de Portugal e pelo ainda Presidente da República, Cavaco Silva.

Termos relacionados Marisa 2016, Política
(...)