You are here

Quando era governo, PS não respondeu à pergunta que faz agora

Pedro Marques, secretário de Estado da Segurança Social em 2010, não respondeu à pergunta feita pela deputada Helena Pinto sobre quantos beneficiários do RSI tinham cem mil euros no banco. Agora é o mesmo Pedro Marques que, enquanto deputado, faz essa pergunta ao governo.
Pedro Marques quando era secretário de Estado não respondeu ao que Pedro Marques deputado quer agora saber.

Em 18 de junho de 2010, a deputada Helena Pinto, do Bloco de Esquerda, dirigiu ao governo uma pergunta sobre o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) que tinham património “superior a 240 vezes o valor do indexante dos apoios, o equivalente a 100 612,8€”. O responsável pela resposta era o então secretário de Estado da Segurança Social do governo de José Sócrates, o economista Pedro Marques. A resposta à questão da deputada nunca foi dada.

Quando governante, não respondeu; quando deputado, pergunta

Três anos e meio depois, a mesma questão volta à baila. Na última sexta-feira, durante uma interpelação ao governo feita pelo Bloco de Esquerda, o vice-primeiro-ministro Paulo Portas justificou a eliminação de beneficiários do RSI pelo seu saldo bancário. "O senhor [Pedro Marques] diz que uma série de pessoas saíram do RSI, esquece-se de dizer que essas pessoas deixaram de ter rendimento mínimo porque, por acaso, tinham mais de 100 mil euros na conta bancária."

Foi na própria sexta-feira que o agora deputado Pedro Marques, do PS, que pediu ao governo que explicasse "ao País, através do Parlamento, quantos desses 100 mil beneficiários do RSI tinham 100 mil euros no banco".

Pergunta que o Bloco de Esquerda sempre quis obter, fosse o governo do Partido Socialista, ou do PSD e do CDS.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)