You are here

PSP abre inquérito a espancamento policial na Amadora

Num curto vídeo divulgado pela imprensa, um grupo de cinco agentes é visto a bater com bastões numa pessoa que está deitada no chão.
Detalhe do vídeo divulgado pelo Correio da Manhã.
Detalhe do vídeo divulgado pelo Correio da Manhã.

Os 14 segundos do vídeo divulgado pelo Correio da Manhã contam uma história: cinco agentes agridem à bastonada uma pessoa que está no chão. A Polícia de Segurança Pública conta outra: diz que houve desacatos, “ameaças, injúrias e agressões aos policias”. Contudo, anunciou que vai abrir um inquérito disciplinar aos agentes para determinar “se o uso da força foi apropriado”.

O comunicado da instituição policial é o único relato detalhado do que sucedeu na noite de quinta-feira, na Avenida do Brasil, na Falagueira, Amadora, disponível neste momento. E admite que houve “procedimentos do uso da força cuja conformidade legal e regulamentar urge apurar”.

A PSP diz que foi chamada ao local por vários cidadãos por estariam a acontecer desacatos entre pessoas “aparentemente embriagadas”. Chegado “depararam-se com um grupo de cidadãos bastante exaltados, ameaçando-se mutuamente e sem cumprirem as regras aplicáveis à prevenção da propagação da covid-19”.

A polícia teria então dado ordem de dispersão que não foi acatada, “obrigando a uma intervenção policial” e à detenção de duas pessoas “por ameaças, injúrias e agressões aos policias”. Terá sido constituído um número não especificado de arguidos.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)