You are here

PSOE apresenta moção de censura a Mariano Rajoy

Podemos apoia moção de censura que surge após a divulgação das sentenças do “caso Gürtel”, um mega caso de corrupção que envolve o PP. O Cidadãos, por seu turno, pede eleições antecipadas e afirma que não apoiará a moção de censura.
PSOE apresenta moção de censura a Mariano Rajoy
Mariano Rajoy ao lado de Pedro Sánchez e Albert Rivera.

O partido socialista espanhol (PSOE) apresentou hoje uma moção de censura contra Mariano Rajoy. Esta moção de censura surge um dia após a divulgação da sentença no “caso Gürtel”, um mega caso de corrupção que envolve o partido do governo.

Um tribunal espanhol aplicou na passada quinta-feira penas elevadas a uma série de políticos e empresários envolvidos num esquema de corrupção, conhecido como o "caso Gürtel", através do qual eram concedidos contratos públicos a empresas a troco de dinheiro. Uma das multas aplicadas foi ao próprio Partido Popular (PP): o partido no governo terá de pagar 245 mil euros por ter beneficiado do esquema ilegal. Embora Mariano Rajoy não se encontre envolvido diretamente no caso Gürtel, os seus cargos de responsabilidade no PP levaram os opositores a acusá-lo de ter “fechado os olhos” ao esquema.

Segundo a agência Lusa, o registo da moção de censura do PSOE, que foi levada em mão pela porta-voz do partido, Margarita Robles, ocorreu antes de o secretário-geral do partido, Pedro Sánchez, informar a direção nacional do mesmo.

Já no dia anterior o líder do Podemos, Pablo Iglesias, tinha indicado que apoiaria a moção. Iglesias denunciou que a decisão do "caso Gürtel" é a prova de que há "um partido delinquente" à frente do governo do Estado espanhol, o que não se pode permitir em nenhuma democracia.

Com o apoio do Podemos a essa moção de censura, a decisão está agora dependente do partido Cidadãos. Albert Rivera anunciou que o Cidadãos não apoiará a moção do PSOE, mas pede a Rajoy que convoque eleições antecipadas nas próximas semanas.

Termos relacionados Internacional
(...)